Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Destaque

Transporte de passageiros, instalações portuárias e Manaus Moderna serão debatidos nesta quinta em Manaus


Compartilhe:

Publicado por

em

O “Transporte de Passageiros na Amazônia” será a temática central do encontro realizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Ministério dos Transportes, nesta quinta-feira (1º). O evento ocorrerá no auditório da Fieam, no Centro de Manaus. A programação é voltada para empresários do transporte aquaviário, pesquisadores e representantes de órgãos do segmento.

O evento terá duas etapas. A partir das 9h, o relatório executivo do estudo “Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros e Cargas na Região Amazônica” será apresentado. Logo em seguida entra na pauta o debate sobre o Projeto Manaus Moderna, que engloba a proposta de construção do terminal portuário. O assunto será debatido por integrantes do setor de navegação e entidades públicas.

Já no período da tarde, a partir das 15h, uma consulta pública será realizada sobre a proposta de interesse das Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) de Parintins, Itacoatiara, Tabatinga e Porto Velho (RO).

O Sindicato das Empresas de Navegação no Estado do Amazonas (Sindarma) é uma das entidades que promovem o evento e debaterá a infraestrutura portuária existente no estado, além do transporte de cargas e passageiros. A navegação fluvial é o principal modal de transporte no Amazonas e é responsável pelo abastecimento de 90% dos 62 municípios amazonenses. Pelos rios são transportados passageiros, alimentos, combustíveis, cargas gerais e insumos.

“O principal objetivo deste evento é apresentar para comunidade aquaviária e para toda a população o estudo que foi elaborado pela universidade federal, no sentido de ter um raio X do transporte de passageiros na Amazônia. Esse estudo vai mostrar para gente o tipo de barco, a pontualidade, o conforto do barco, a acessibilidade e também a infraestrutura portuária. É importante porque vamos conhecer o que o usuário está pensando ou achando desse sistema de transporte de passageiros na Amazônia. Trazer esse evento para Manaus é um ganho para sociedade amazonense, no sentido que a gente possa, a partir desse estudo, ver o que se pode melhorar de política pública para o setor”, disse o vice-presidente do Sindarma, Claudomiro Carvalho Filho.

A Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participarão do debate.

O credenciamento será feito será feito pela Antaq pelo email: [email protected]. Haverá credenciamento também no local do evento antes do início da programação da manhã e do período da tarde.

Compartilhe: