Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Cultura

Funcultural acerta calendário do Carnaval com a PM


Compartilhe:

Publicado por

em

 

O presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, esteve reunido na manhã desta sexta-feira,18, com o coordenador Regional de Policiamento na área Metropolitana, coronel Almeida, para sanar todas as dúvidas em relação a programação do Carnaval de rua de Porto Velho.

O coronel mostrou preocupação com dois eventos promovidos pela Prefeitura – o Carnaleste, que acontece no dia 13 de fevereiro, às 17 horas, e o Marcha Folia, na zona Norte, dia 03 de fevereiro, por temer uma grande aglomeração de pessoas.

O presidente explicou que esses dois eventos, assim como o Marcha Folia na zona Sul, tem por objetivo o resgate do Carnaval tradicional, com a banda tocando marchinhas e os brincantes pulando na rua, sem a presença de trio elétrico. “É uma folia para quem não gosta de grandes aglomerações, em que crianças e idosos podem se divertir sem preocupação”, declarou Ocampo.

O  presidente explicou que esta foi a maneira encontrada pela Prefeitura para contemplar todos com a festa momesca. “São percursos curtos”, frisou.

Abertura

A abertura oficial da festa momesca será no próximo dia 26, às 20 horas, com o Baile Municipal à Fantasia, na casa de shows Talismã.  Nesse dia, o prefeito Hildon Chaves entregará a chave da cidade ao rei Momo e sua corte. A entrada será por meio de convites.

Carnaval nos bairros

No dia 27 de janeiro, ocorrerá o primeiro Marcha Folia, na zona Sul da capital, com concentração no campo Florestão, às 16 horas, seguindo até o Cedel, no Cohab. A marcha será acompanhada   uma banda que tocará apenas marchinhas de carnaval. Na noite desse dia 27, a partir das 21 horas, a festa momesca acontecerá no Mercado Cultural, com o Espaço Folia.

No dia 03, a Marcha Folia ocorrerá na zona Norte. A concentração se dará no CPA, com saída às 16 horas pela avenida Farquar até o Mercado Cultural. À noite, tem o Espaço Folia no Mercado Cultural, a partir das 21 horas.

No dia 13 de fevereiro, a Funcultural realiza o Carnaleste, na zona Leste de Porto Velho. A concentração ocorrerá na Praça CEU. A saída está agendada para às 17 horas, seguindo pelas ruas Antônio Fraga, Benedito Inocêncio, Idalva Fraga, Inácio Mendes e encerrando no CEU. Esse evento também terá como característica marchinhas.

Baile Infantil

E, para atender as crianças, a Funcultural promoverá no dia 11 de fevereiro, às 16 horas, o Carnaval Kids, no Mercado Cultural. Esta é a primeira vez que a fundação organiza um evento dessa natureza, voltado exclusivamente para o público infantil. As crianças deverão ir acompanhadas dos pais ou responsável.

Blocos

Os desfiles dos blocos de rua iniciam no dia 02 de fevereiro com o Areal Folia, seguido da Banda do Vai Quem Quer no dia 10 de fevereiro. As atividades carnavalescas encerram dia 17 com o Axé Folia Mix, no centro da capital. No dia 12 de fevereiro, tem o desfile das escolas de samba, no Parque dos Tanques.

Compartilhe: