Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Ação de Cidadania TRT Comunidade realiza 1.687 atendimentos no Acre


Compartilhe:

Publicado por

em

A Justiça do Trabalho registrou mais de 1.600 atendimentos na primeira edição no Acre do “TRT14 Comunidade”, realizada no domingo (03), nas dependências do Sest-Senat, em Rio Branco (AC).
Pessoas como a dona de casa Aldenora Pereira, que trouxe 11 pessoas da família, puderam usufruir de vários serviços oferecidos gratuitamente pela ação de cidadania coordenada pela Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT-RO/AC), o qual já realizou 13 edições em Porto Velho (RO).
“Foi uma oportunidade de trazer a família e aproveitar essa ação, principalmente pra gente que mora em bairro mais afastado”, afirmou Aldenora.
Por meio de parcerias com entidades públicas e privadas, os atendimentos foram realizadas nas áreas de emissão de documentos (CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho), orientação jurídica, corte de cabelo, médica e odontológica, enfermagem (PA e Glicemia), fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, educação no trânsito, saúde e bem estar animal, tomada de reclamação trabalhista e recreação para as crianças.
“Levar e concretizar cidadania à população é o objetivo principal desse projeto de responsabilidade social. Entendemos que a Justiça do Trabalho não se resume apenas à prestação jurisdicional, ou seja, em apreciar e julgar causas trabalhistas. Há uma responsabilidade maior, no sentido de fazer com que esses serviços cheguem ao cidadão de forma mais fácil, através destas parcerias”, evidenciou o presidente do TRT-RO/AC, desembargador Shikou Sadahiro, que coordenou pessoalmente o evento.
A diretora do Sest-Senat, Socorro Vale, também destacou a ação e a parceria com a Justiça do Trabalho. “É um grande prazer, uma grande honra estar trabalhando com o TRT nesta ação que leva qualidade de vida às pessoas e, principalmente, para os trabalhadores no transporte”, ressaltou.
Ex-seringueiro, o autônomo Sebastião Dantas, aproveitou para buscar informações sobre aposentadoria junto à Previdência Social (INSS). “Vim saber se era possível ao INSS aplicar o fator previdenciário em uma pessoa com mais de 65 anos”, relatou.
O ex-seringueiro, Sebatião Dantas, buscou informações junto à Previdência Social

Para a coordenadora do Ministério Público do Trabalho no Acre, procuradora do Trabalho Mariele Cardoso, o MPT se sente honrado em participar do evento. “Entendemos que aqui se cumpre o nosso papel social junto à população que é tão desassistida”, afirmou.
O diretor-geral do Regional, Lélio Lopes, que apoiou e colaborou para o êxito do evento desde os prepatrativos, destacou o empenho dos servidores da Justiça do Trabalho, tanto de Rio Branco e interior do Acre quanto de Porto Velho, que juntamente com os parceiros institucionais dedicaram um domingo para prestarem um ato de cidadania com atendimentos à população de Rio Branco.
A Secretaria Judiciária do TRT, por meio do secretário José Corsino de Carvalho, e a Seção de Convênios e Programas Socioambientais, através da servidora Arabeli Bertolin, deu o apoio necessário para que todos os parceiros pudessem prestar os serviços, bem como agradeceram a parceria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal de Rondônia e Acre (Sindijufe) e do Sicoob-Credjurd. Foram eles: Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), Ministério do Trabalho, Defensoria Pública do Estado do Acre, INSS, Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), MPT, Procon, Incra, Sest-Senat, Universidade Federal do Acre (UFAC), Instituto Dom Moacyr, Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e Exército Brasileiro.
Um dos destaque do evento foi o simulador de direção do Sest-Senat de meio milhão de reais
Compartilhe: