Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Nacional

Alimentação saudável: conheça o valor nutricional de vegetais brasileiros


Compartilhe:

Publicado por

em

Quem está em busca de uma alimentação saudável recorre, comumente, a alimentos de origem vegetal. Muitas vezes, ele substituem ingredientes ou insumos industrializados, processados ou em conserva. O consumo de produtos naturais faz parte, inclusive, das orientações do  Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde.

Para combinar hábitos saudáveis e alimentos saborosos, uma boa opção é consumir alimentos da flora brasileira e, agora, a população conta com uma ferramenta para conhecer as opções de cardápio disponíveis na vegetação nativa: a Biodiversidade & Nutrição.

A aplicação, de livre acesso para qualquer brasileiro, foi lançada pelo Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN).

Trabalho em construção

A ferramenta está em fase de implantação e vai receber, continuamente, novas espécies e alimentos, mas já tem dados disponíveis sobre espécies como o buriti, cupuaçu, caju e pitanga. O banco de dados compila apenas informações confiáveis, extraídas de estudos científicos ou da análise laboratorial direta.

“Este trabalho foi realizado em parceria com universidades federais e institutos de pesquisa nas cinco regiões do país. As mesmas instituições também desenvolveram as receitas culinárias que compõem o banco de receitas com espécies nativas”, informou, em nota, a SiBBr. Para gestores municipais ou estaduais, o Biodiversidade & Nutrição poderá subsidiar, também, políticas públicas, pois leva em consideração “as características e potencialidades locais da biodiversidade”, segundo a SiBBr.

Compartilhe: