Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Autoridades do Sicoob participam da inauguração do Hospital de amor da Amazônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Mãos que salvam! É assim que poderia ser definida a construção do Hospital de Câncer da Amazônia (HCB), localizado em Porto Velho. Uma iniciativa que nasceu da doação de voluntários com o objetivo de contribuir para o tratamento de pacientes com câncer na região norte. A ideia foi do senhor Henrique Prata, presidente do Hospital do Câncer de Barretos (HCB), que percebeu que havia um alto índice de pacientes diagnosticados com câncer no norte do Brasil dando entrada para tratamento no HCB. O objetivo era diminuir esta estatística possibilitando o mesmo atendimento de qualidade e dignidade no estado de Rondônia desenvolvidos em Barretos (SP), assim o paciente não precisaria se deslocar mais de 3 mil quilômetros para ser atendido.

Sensibilizado e inconformado com a situação dos pacientes em buscar tratamento em São Paulo, Prata tomou a decisão de pedir apoio para construção de uma unidade em Rondônia. Foi desacreditado pelo seu Conselho, que alegou estarem sobrecarregados para administrarem mais um hospital, pediu apoio de pessoas, as quais acreditavam que poderiam ajudar, porém se opuseram. No entanto, Prata não descansou e conseguiu ajuda de pessoas que abraçaram sua luta. Em 2011 Henrique Prata, publicou o livro chamado “Acima de tudo o amor”, que relatou a história do Hospital de Câncer de Barretos e foi através deste livro que o vice-presidente do Sistema Sicoob Norte, Enrique Egea Pacheco, uniu forças junto às 11 cooperativas que compõem este Sistema, a fim de contribuir e apoiar nesta nobre causa em favor do próximo. Henrique Prata foi convidado para uma reunião onde apresentou o projeto do Hospital de Amor da Amazônia, formalizando a parceria. Após este encontro, o Sicoob doou R$ 2.600 milhões para construção da ala ambulatorial, tornando-se o primeiro doador do projeto. Após a conclusão da obra foi feito a identificação do prédio onde uma das alas, Prata homenageou o Sistema de Crédito Cooperativo, dando o nome da primeira ala – Ambulatório Sicoob. “Nos sentimos honrados com a homenagem e bastante orgulhosos por fazer parte da história do Hospital de Amor da Amazônia”, afirmou Ivan Capra, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Norte.

O Sicoob já participava e participa de diversos eventos em prol do hospital como a compra de livros que foram distribuídos aos cooperados, a participação no “Mc dia Feliz” que sempre é doado às crianças carentes, a venda em seus Pontos de Atendimentos de camisetas de ações promovidas pelo HCA, a participação da caminhada “Passos que Salvam”, nos leilões “Direito de Viver” onde também são disponibilizadas linhas de créditos para os interessados em arrematar um bem, iniciativas desenvolvidas com objetivo de colaborar ainda mais com boas ações.

Com a presença do Excelentíssimo Presidente da República, senhor Michel Temer, convidados e dirigentes do Sicoob, representados pelo presidente do Sicoob Confederação, Henrique Castilhano Vilares; presidente do Sicoob Norte, Ivan Capra e vice-presidente, Enrique Pacheco, o Hospital de Amor, foi inaugurado na manhã do dia 23 de novembro. A unidade terá capacidade de atender cerca de 9 mil pacientes por mês, vindos de todo o estado Rondônia, além dos estados do Amazonas, Acre, Minas Gerais, Amapá, Mato Grosso, bem como povos Indígenas.

Os pacientes terão acesso aos serviços como quimioterapia, radioterapia, pesquisa, banco de tumores, emergência, radiologia, ultrassom, ressonância magnética, mamografia, entre outros. Tudo gratuitamente. O Hospital de Amor da Amazônia é reconhecido por sua excelência nos serviços de oncologia no Brasil e no mundo, sendo motivo de grande orgulho para o estado de Rondônia.

Assessoria

 

 

 

 

Compartilhe: