Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Agronegócio

Manufatura enxuta é apresentada em Cacoal e produtores terão nova etapa de workshop


Compartilhe:

Publicado por

em

Representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresentaram à prefeita Glaucione Rodrigues as perspectivas sobre a produção primária em Cacoal e esses dados fizeram parte de um workshop de implementação das ações de estímulo à produtividade e competitividade. O objetivo do workshop, realizado nos dias 21 e 22, é qualificar empresas da cadeia nacional de fornecedores nos conceitos de Manufatura Enxuta, que foi o tema do evento. A ABDI é  órgão ligado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Cacoal faz parte da Rede Nacional de Produtividade e Inovação – Renapi.

Este modelo, desenvolvido pela FNQ, estimula e apoia as organizações no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e maximizem a geração de valor para a sociedade e outras partes interessadas. A partir dessa capacitação, as empresas serão capazes de identificar caminhos e processos contínuos de melhoria e focar nos resultados que necessitem de aprimoramento posterior. Os trabalhos foram abertos pelo representante da prefeitura de Cacoal e contou com a participação de empresas de confecção e das agroindústrias da região.

Segundo Roberto Pedreira, coordenador da rede pela ABDI, o feedback dos participantes foi extremamente positivo. “Os empresários foram preparados e aguardam ansiosos a consultoria in loco”, informa. Este projeto é uma parceria da ABDI, FNQ e prefeituras locais com atuação nas regiões dos núcleos RENAPI.De acordo com Jorge Murer, da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de Cacoal, novas etapas serão realizadas em Cacoal, como forma de mostrar a importância de agregar valor à produção. Algumas propriedades já foram visitadas em Cacoal e os métodos de produção foram considerados ideais para o que propõe a ABDI, disseram os representantes da instituição.

Compartilhe: