Operação Leviatã prende 20 pessoas; confira lista
20/05/2016|  Autor : RONDONIAGORA|   Fonte : RONDONIAGORA
 

O dia amanheceu tumultuado em Ouro Preto do Oeste, centro das atenções da Operação Leviatã. Enquanto o helicóptero Falcão 2 do Núcleo de Operações Aéreas sobrevoava as residências dos investigados, mais de 50 policiais civis em solo iniciavam o cumprimento de diversas ordens de busca e apreensão e prisões cautelares.  Antes das 7 horas, já haviam 16 presos, além de armas de fogo e drogas apreendidas. Simultaneamente, equipes da Polícia Civil cumpriam outros mandados em Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho e Alvorada do Oeste.

 

A ação foi coordenada pelos delegados Julio Cesar de Souza Ferreira e Roberto dos Santos da Silva, contando com mais 6 Delegados e 65 policiais civis, em seis cidades do Estado.

 

A operação visava o cumprimento de 50 ordens judiciais, sendo 34 prisões cautelares e 16 buscas e apreensões, para coletar provas elementares de 8 inquéritos policiais que tramitam da Delegacia de Ouro  Preto do Oeste.

 

Foram quatro organizações criminosas desbaratadas, sendo duas delas voltadas ao tráfico de drogas e outras duas voltadas a prática de crimes patrimoniais (roubo e furto) principalmente, além de tráfico de drogas.

 

Foram presos:

 

1.       JHEFERSON PAGANINI LANES, alcunha "JHE", 25 anos;

2.       ANGELICA CRISTINA NUNES CAMPOS BARROS, 30 anos;

3.       MAXWELL PAGANINI LANES, 24 anos;

4.       ÉRYCA OLIVEIRA ASSIS CAMPOS, 24 anos;

5.       WELLINGTON ANTONIO NUNES CAMPOS, vulgo “NEGUINHO”, 28 anos;

6.       JULIO DA SILVA DE ARAÚJO, 28 anos;

7.       JOSÉ CARLOS APELFELER, vulgo “Carlinhos”, 32 anos;

8.       JOÃO LUCAS SOARES DE OLIVEIRA, 25 anos;

9.       ADRIANA MARTINS DA COSTA, 34 anos;

10.   DEVAIR GOMES DOS REIS, 34 anos.

11.   DIONATHAN OTENIO DOS SANTOS DOS SANTOS SCALZER, 29 anos;

12.   CRISTIANO REIS VIEIRA, 29 anos;

13.   ELZA MATEUS DE ANDRADE, 55 anos;

14.   CREONE DOS SANTOS SILVA, vulgo “SAPO”, 34 anos;

15.   JANDERSON ANTONIO DA SILVA,vulgo “Cabeção”, 23 anos;

16.   GILMAR MILER DO NASCIMENTO, 29 anos (preso em Alvorada do Oeste)

17.   ELIAS SILVA DE SOUZA, 26 anos;

18.   WEBERSON SCHUENG LIMA, 26 anos (preso em Ji-Paraná)

19.   ROSIMEIRE MODENO, 42 anos (presa em Ariquemes)

20.   AIRTON RIBEIRO, 47 anos (Preso em Ariquemes)

 

 Todos são investigados como suspeitos dos crimes de integrar ou promover organização criminosa, roubos, associação para o tráfico, explosão e furto qualificado. Além das 20 pessoas presas, há dez (10) foragidos, e 01 (um) mandado ainda pendente de cumprimento, restando 11 prisões a serem realizadas nos próximos dias. Na residência de todos os investigados também fora realizada busca e apreensão.

Durante das buscas, além de objetos arrecadados (de interesse para as investigações) foram apreendidas duas armas de fogo (revólveres), munições de diferentes calibres e ainda significativa quantidade de droga do tipo “crack” embalada para comércio, em decorrência disso, os investigados JOÃO LUCAS SOARES DE OLIVEIRA, ADRIANA MARTINS DA COSTA, DEVAIR GOMES DOS REIS e ÉRYCA OLIVEIRA ASSIS CAMPOS foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas (art. 33 da lei 11.343/06) e posse irregular de armas ou munições (art. 12 da lei 10.826/03).

 

Parte da droga e uma arma de fogo foram encontradas enterrados em uma grande área localizada ao lado da casa do investigado DEVAIR GOMES, sendo localizada graças à perspicácia do investigador Josiel Cavalcante da Delegacia de Ouro Preto do Oeste.

 

Também foram feitas buscas dentro da Casa de Detenção, em três celas, sendo encontrados, ainda, 06 aparelhos celulares utilizados pelos apenados para comunicarem-se com o mundo exterior e arquitetarem crimes.

 

O LEVIATÔ

 

Se deu em referência ao livro do filósofo Thomas Hobbes, ao se referir ao poder do Estado, com a seguinte citação: "A única forma de constituir um poder comum, capaz de defender a comunidade das invasões dos estrangeiros e das injúrias dos próprios comuneiros, garantindo-lhes assim uma segurança suficiente para que, mediante seu próprio trabalho e graças aos frutos da terra, possam alimentar-se e viver satisfeitos, é conferir toda a força e poder a um homem, ou a uma assembléia de homens, que possa reduzir suas diversas vontades, por pluralidade de votos, a uma só vontade. (...) Esta é a geração daquele enorme Leviatã, ou antes - com toda reverência - daquele deus mortal, ao qual devemos, abaixo do Deus Imortal, nossa paz e defesa."


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]