Sessão solene entrega medalhas de Mérito Legislativo
15/04/2016|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

ABRIL DE 2016

Por indicação do deputado Ezequiel Júnior (PSDC), aconteceu na tarde desta quinta-feira (14), no Plenário da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para entrega de Medalhas do Mérito Legislativo a senhora Maria de Deus Alves Carneiro e ao sargento PM Cláudio Motta.
O deputado Ezequiel Junior agradeceu aos demais parlamentares da Casa por terem aprovado a honraria e enfatizou o trabalho do sargento Claudio Motta, que com amor e afinco a profissão demonstra com determinação e honra a briosa Polícia Militar. “Através do senhor estendo esta homenagem a toda briosa PM”.
Em referência a dona Deusa, lamentou que apesar de tantos reconhecimentos que ela já recebeu, sente-se envergonhado porque a homenageada terá de sair do Estado, pois aqui não encontra apoio aos seus projetos por parte do poder público. “A partir da próxima semana irei mobilizar a Casa para conseguir um convênio para que a senhora possa continuar o seu trabalho social”.
Enfatizou que o Estado deve muito a homenageada, tendo hoje a Feder de portas fechadas entende ser isso um absurdo. “Ela não pede milhões para continuar seu trabalho. Enquanto vemos em nosso país tanta roubalheira vamos conseguir sim apoio para que a senhora continue aqui em Rondônia o seu belo trabalho”.
A presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da OAB/RO, Evany Gabriela Santos Marques, ressaltou a importância da “Dona Deusa” como é conhecida, especialmente com os livros em que escreveu sobre as pessoas com deficiência e outro narrando sua própria trajetória.
Reafirmou as dificuldades que passou desde que chegou a Rondônia com as pessoas com deficiência, especialmente seu filho, cadeirante. Narrou sua luta em defesa desta parcela da população que era esquecida por terem desistido de lutar e de estudar e com apoio da “Deusa” conseguiram encontrar voz e uma defensora.
A presidente do Conselho Estadual da Assistência Social do Estado, Marinildes Helena da Silva, disse ser difícil falar da “Deusa”, pois são muitas coisas que ela fez em prol dos deficientes em Rondônia. “Foi quem iniciou em nosso Estado a defesa dos direitos das pessoas com deficiência”.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Salatiel Rodrigues, disse que dona “Deusa” teve uma vida dedicada aos outros e por tudo o que produziu e fez merece este reconhecimento, hoje feito pelo deputado Ezequiel. E da mesma forma estendeu o agradecimento ao sargento Claudio Motta que defende a sociedade dos crescentes índices de violência.
O vereador de Porto Velho, Junior Siqueira (PSDC) afirmou que os homenageados primaram pelo trabalho à sociedade, em detrimento a si próprios, mostrando o seu compromisso e responsabilidade social, buscando um país mais justo.
O sargento Claudio Motta agradeceu o honraria e disse sentir-se muito feliz por ter o reconhecimento do trabalho. “Nem sempre nós militares temos este reconhecimento. Agradeço a Deus e a minha família por este momento. Obrigado, deputado pela lembrança”.
A homenageada Maria de Deus Alves Carneiro resumiu o seu trabalho junto às pessoas com deficiência, que as considerou “seres invisíveis”. Mas junto ao seu filho cadeirante, lutaram e formaram a Federação das Pessoas com Deficiência. “Hoje não tenho salário, mas o reconhecimento de toda a sociedade, que é muito importante”, concluiu.
Claudio Mota
Claudio Mota, filho de Cleve Souza Motta e Ladir Maria Rosa, nasceu em Belo Horizonte, no dia 04 de novembro de 1975. O homenageado veio para Rondônia em 1983, quando residiu no município de Santa Luzia D’Oeste.
Em agosto de 1995, ingressou na Polícia Militar e desde então, vem prestando relevantes serviços ao Estado. No ano de 2007 foi promovido a cabo da PM e em 2015, a sargento.
Atualmente, Claudio Mota está lotado no Complexo de Correição da Polícia Militar, porém, de 1995 a 2002, fez parte dos quadros do 1º Batalhão da PM em Porto Velho, no período de 2003 a 2006 serviu o quartel da Polícia Militar em Rolim de Moura, de 2007 a 2010 prestou serviços na Casa Militar e já em 2011 ingressou na Assessoria Militar da Assembleia Legislativa de Rondônia onde serviu até o ano de 2014.
Vale ressaltar que em 2006 fez parte da equipe da Força Nacional no Estado do Espírito Santo e em novembro e dezembro do mesmo ano ingressou na Coordenação da Força Nacional do Distrito Federal.
É possuidor de várias condecorações elogiosas em sua ficha individual e de várias medalhas honrosas como Mérito Marechal Rondon – Grau de Cavalheiro, Mérito da Casa Militar, Dedicação Policial Militar 1º Decênio e Mérito Policial Militar.
Maria de Deus Alves Carneiro
Maria de Deus Alves Carneiro, nascida em 21 de dezembro de 1945, no Estado do Ceará. Formou-se em Contabilidade aos 18 anos, assumindo aos 19 a Contadoria-Geral da Cooperativa Instituto Algodão, na cidade de Fortaleza. A homenageada veio para Rondônia em 1992, após o falecimento do pai. Aos 60 anos concluiu graduação em Administração de Empresa, uma das primeiras mulheres a se tornar arrimo de família.
Hoje, Maria de Deus tem 18 netos, e nove bisnetos. Em 23 anos de Rondônia, se dedicou as pessoas com deficiências. Deusa, como é chamada e o filho Mário, seu parceiro de trabalho e ideias, são fundadores da Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia (Feder). Em 1999 abraçou a luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiência e posteriormente a outras classes menos favorecidas.
Deusa foi premiada pela Academia Rondoniense de Educação, onde recebeu Título de Honra ao Mérito em homenagem aos 483 dias da História do Deficiente em Rondônia e pela autoria de dois livros. Sua monografia está publicada na internet cujo título é ‘Políticas Públicas para portadores de Deficiência’, que vem ajudando aos acadêmicos nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Seus livros estão com edição esgotada.
É dona de diversas homenagens entre elas, Título de Honra ao Mérito pela relevante contribuição no exercício do Controle Social, Título de Mérito e Gratidão pelo Sistema OCB, Honra ao Mérito pela Academia Rondoniense de Educação, Moção de Aplauso pelos serviços prestados Feder, entre outros.
 

COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]