Seminário Rural é aberto em Nova União focando o fortalecimento do Terceiro Setor
05/12/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria


Na quarta-feira (2/12), foi realizada a abertura do Seminário Rural do Sebrae, agora no município de Nova União, e o tema “Aprenda o jeito certo de produzir e ganhar mais no campo”, como sempre acontece, atraiu produtores e gestores de pequenos negócios. O evento teve o objetivo de potencializar a economia agropecuária e agroindustrial da região, transferir tecnologia e fomentar os pequenos negócios do campo.

O Sebrae/RO em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Nova União manteve como foco principal o Terceiro Setor fortalecendo desde a produção até a comercialização da produção. A secretária executiva regional do Governo de Ouro Preto do Oeste, Maria Araújo de Oliveira, esteve presente na solenidade de abertura representando o Governo do Estado, e na oportunidade enalteceu a iniciativa do Sebrae de promover um evento de suma importância para o fortalecimento do Terceiro Setor. “O País passa por uma crise política e econômica, isso é uma realidade, mas outra realidade é que o Estado de Rondônia vem equilibrando suas finanças e, para que isso seja fortalecido, é preciso que as políticas públicas sejam viabilizadas tendo como foco o setor produtivo. O Governo do Estado sabedor desta realidade vem cumprindo com o seu papel, por isso desejo que todos aproveitem ao máximo este importante Seminário Rural durante os três dias”, disse a secretária.

A Secretaria Executiva Regional de Governo está com uma equipe fazendo o cadastramento no Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos, por meio do Terceiro Setor (SISPAR), iniciativas indispensáveis às associações rurais, já que somente dessa forma as entidades poderão receber recursos governamentais de forma direta, sem a intermediação das prefeituras.


O Sebrae esteve representado pela gerente regional Sirley Aparecida, que parabenizou a todos os presentes e disse que o Sebrae tem como uma de suas funções viabilizar o acesso às informações, fomentando os negócios no campo.

 

Com a mesma proposta apresentada na matéria publicada sobre o seminário em Colorado do Oeste (disponível em http://migre.me/siNCC), o Seminário Rural de Nova União foi marcado pelo destaque das seguintes palestras: “Crédito rural”, ministrada pelo gerente do Banco da Amazônia, agência de Ji-Paraná, Jonas Bassay Ferreira; “Plano Safra”, por técnicos do Banco do Brasil; “Sanidade animal”, por técnicos do Idaron; “Perspectiva da cacauicultura em Rondônia”, por Antonio Deuseminio (Ceplac) e “Gestão da propriedade rural”, com Victor Paiva.

 Na quinta-feira (3/12), Emater, Embrapa e Secretaria de Desenvolvimento Ambiental apresentaram “Políticas públicas para a agricultura familiar, “Perspectivas para a cafeicultura” e “Cadastro ambiental rural”. À tarde, Alexandre Foroni, zootecnista da Método Consultoria, empresa que presta serviços para a Cooperocarne (Cooperativa Rondoniense de Carne Ltda.), falou sobre gado de corte, e Anderson Kuhl, zootecnista da Emater, sobre pecuária leiteira. Na sexta-feira (4/12), Paulo Arruda da Seagri apresentou a palestra “Agroindústrias: boas práticas e legislação”. Depois João Machado Neto do Sebrae apresentou “Piscicultura, mercado e gargalos”. Após o almoço o Sebrae apresentou as oficinas “Custos para produzir no campo” e “Controlar meu dinheiro no campo”.

 A gerente Sirley e a equipe da Unidade Regional do Sebrae em Ji-Paraná, responsáveis pela realização junto com os parceiros, manifestaram satisfação em trabalhar no atendimento. As atividades do seminário trouxeram alternativas para os produtores com melhores opções para comercialização de seus produtos. Para mais informações sobre as atividades do Sebrae em Rondônia, ligue para 0800 570 0800 ou acesse www.ro.sebrae.com.br.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]