Escola do Legislativo da ALE dá início às atividades do PEC
10/09/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria


A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa retomou nesta quarta-feira (9) as atividades do Programa Educação para a Cidadania (PEC). A primeira instituição contemplada foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio 4 de Janeiro, atendendo cerca de 350 alunos do 9º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. O presidente Maurão de Carvalho (PP) disse que o compromisso do Poder Legislativo, através de sua Escola, é colaborar com o crescimento intelectual e profissional do cidadão.

A diretora geral da Escola do Legislativo, Rose Sena, visitou as turmas para explicar que o PEC foi implantado com o objetivo de atender a comunidade, com ações voltadas para o desenvolvimento da cidadania. Citou os cursos oferecidos pela Escola do Legislativo, destacando que a instituição é mantida pela Assembleia Legislativa e existe em todos os estados da federação. “Sem o Poder Legislativo não existe democracia”, afirmou.

Nesta quarta e na quinta-feira (10) serão realizadas ao todo seis palestras, sendo três pela manhã e três à tarde, com os temas: “Viver com motivação”, “Educação Sexual” com ênfase em gravidez na adolescência e DST’s, “Bullying na Minha Escola Não”, “Como Escolher a Profissão Ideal” e o “Papel dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). As palestras estão sendo ministradas pelos instrutores da Escola do Legislativo: Aldo Dias Knightz (coordenador do projeto), Cynthia Zulian, Francisco Tavares e Solano Lopes, além dos enfermeiros do Centro Médico da Assembleia, Antônio Marcos, Cleissiane Evelin e Suziane Ferreira.

Para o aluno Anderson Wesley de 15 anos, do 9º ano que assistiu à palestra sobre bullying, disse que o tema é interessante porque muitos alunos sofrem com isso. “Já sofri bullying, mas isso não me incomodou, mas têm pessoas que ficam prejudicadas. Quem sabe agora parem com isso”, comentou.

Os alunos Ana Paula Nascimento, de 20 anos e André Israel de 15 anos, ambos da 1ª série, que assistiram à palestra sobre “Motivação”, disseram que serviu para saberem o que fazer para vencer na vida, fazer o que é certo e a ajudá-los a pensar melhor sobre o que querem do futuro, trabalho e valores. Já para o aluno Levi Pereira de 14 anos, do 9º ano, a palestra sobre “Sexualidade” serviu para conscientizar principalmente em relação às doenças sexualmente transmissíveis.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]