Nutrição
Dia do Nutricionista: conheça a atuação do profissional na SMS
31/08/2015|  Autor : PRIMEIRA EDIÇÃO|   Fonte : PRIMEIRA EDIÇÃO

Juliana Lyra e Adriana Paffer, profissionais de nutrição da Copes/SMS.

Nesta segunda-feira (31), comemora-se o Dia do Nutricionista, profissional de saúde responsável por cuidar da educação alimentar de seus pacientes de forma generalista, humanista e crítica.  O nutricionista pode atuar em diversas áreas como alimentação coletiva e saúde coletiva, trabalhando em clínicas, hospitais, escolas, fábricas, clubes esportivos e em todos os lugares onde a alimentação é fator determinante.

Nutricionista há oito anos, Juliana Lyra Peplau, que atua na Coordenadoria de Promoção e Educação em Saúde (Copes) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se declara apaixonada pela profissão. “Estou na SMS há pouco mais de dois meses e atuo no setor público por acreditar que é possível fazer um SUS diferente e porque gosto de trabalhar para a manutenção de saúde da coletividade e a nutrição é um caminho para conseguir isso”, explica a nutricionista da Copes, que também já atuou como professora dos cursos de nutrição e medicina do Centro Universitário Cesmac.

Juliana Lyra abraçou a profissão há oito anos por gostar da área de alimentação, receitas caseiras, técnicas dietéticas e acredita que as pessoas estão mais interessadas e preocupadas com um estilo de vida mais saudável. “Hoje há informação de fácil acesso, todos podem conversar sobre alimentação saudável, mas é preciso estar atento que nem todo tipo de dieta é recomendável, é preciso sempre ter um respaldo científico para que seja feito um trabalho coerente”, explicou.

“Tudo começa com os alimentos, então uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas melhoram muito a qualidade de vida do indivíduo”, garante a nutricionista, que, como ela mesma diz, faz de sua profissão uma maneira de poder transformar a vida das pessoas através do cuidado com a saúde, mostrando caminhos para uma vida melhor.

A Coordenadoria de Promoção e Educação em Saúde (Copes) SMS conta atualmente com três profissionais de nutrição, Juliana Lyra Peplau, Kelly Barros e Adriana Paffer.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]