Agronomia
Graduando da FIMCA apresenta trabalhos no Congresso Brasileiro de Agronomia
21/08/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

O graduando Fabrício Pereira, do 6º período do curso de Agronomia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho), participou do XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia, realizado de 4 a 7 deste mês na cidade de Foz do Iguaçu/PR, onde também apresentou os Trabalhos “Caracterização da compatibilidade de clones superiores de Coffea canéfora” e “Quebra de dormência de diásporos de teca”. O Congresso destacou o tema “Desafios e oportunidades profissionais”.
Bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Fabrício Pereira participou do Congresso Brasileiro de Agronomia pelo segundo ano consecutivo e destaca como uma grande oportunidade para manter contatos com graduandos de outras instituições de ensino superior e com especialistas que são referências no Brasil.
O Trabalho “Caracterização da compatibilidade de clones superiores de Coffea canéfora” destaca que a autofecundação é uma característica que evoluiu como uma forma de evitar os efeitos deletérios da endogamia em várias espécies vegetais alógamas, incluindo o Coffea canephora. Segundo Fabrício Pereira, o objetivo deste trabalho foi realizar hibridações direcionadas para caracterizar os grupos de compatibilidade de clones superiores de C. canephora, levando em conta que a seleção de plantas pode reduzir a variabilidade para esta característica.
Já a pesquisa “Quebra de dormência de diásporos de teca” tem por objetivo avaliar os diferentes métodos para a superação de dormência em diásporos de Tectona grandis, levando em conta que a Teca é uma das madeiras mais valiosas dos trópicos, mas a produção de mudas dessa espécie é dificultada porque a germinação das sementes é lenta e irregular porque estão inseridas em frutos duros e de alta resistência. A pesquisa evidencia que o cultivo de teca pode ser continuo, mas a dormência de seus diásporos é considerada um obstáculo para maior difusão da sua produção e que, por esse motivo, o uso de métodos para acelerar o processo de germinação é importante.
A Coordenadora do Curso de Agronomia da FIMCA, Profa. Dra. Andréa Lacerda Bitencourt de Souza, destacou que as pesquisas realizadas pelo graduando Fabrício Pereira, na Embrapa Porto Velho, e financiadas pelo CNPq, são muito importantes para a área da agronomia, tendo em vista o embasamento técnico e científico das informações nelas contidas. “As pesquisas são fundamentais para o crescimento dos futuros profissionais”, disse.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]