Tecnologia
EMATER e IFRO assinam termo de cooperação técnico-científica
05/08/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

O encontro entre o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Uberlando Tiburtino Leite, com o vice-presidente da Emater-RO, José de Arimateia da Silva, consolidou a parceria entre as duas instituições. O termo de cooperação técnico-científica, assinado nesta terça-feira (4), vai possibilitar o compartilhamento de estruturas e equipamentos nas atividades de pesquisa, desenvolvimento, formação, treinamento de recursos humanos e troca de informações.
Com mais de cem anos de história no Brasil a educação profissional, científica e tecnológica chegou a Rondônia em 1993, com a criação da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste, mas foi somente em dezembro de 2008, com a reorganização da rede federal de educação profissional e integração da Escola Técnica Federal de Rondônia (à época em processo de implantação com Unidades em Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena) e da Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste, que passou a Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia. “Hoje somos oito unidades presenciais e 25 pólos de ensino à distância no estado”, diz o reitor.

 A Emater-RO, com seus 44 anos de atividades no estado está presente nos 52 municípios e conta com uma estrutura de 73 escritórios entre locais e subunidades, sete escritórios regionais, além de um centro de gerenciamento e um centro de treinamento. José de Arimateia, explica que a parceria entra a Emater-RO e o Ifro já vem acontecendo, a exemplo e Ariquemes onde o Ifro ministrou um curso de formação para técnicos e piscicultores, e de Colorado do Oeste, onde existe um projeto piloto sendo trabalhado em parceria entre Seagri, Emater-RO, Ifro e Sicoob para transferência de embriões. “Esse projeto deverá passar pela aprovação do Coldaron (Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do Estado de Rondônia) e com sua aprovação a atuação do Ifro será de grande importância”, diz o vice-presidente.

 

Com a parceria consolidada será possível ampliar as possibilidades de relação das atividades de ensino, pesquisa e extensão promovendo um intercâmbio científico e tecnológico nas mais diversas áreas que vão desde a formação e treinamento de recursos humanos até a absorção e transferência de tecnologias e prestação de serviços tecnológicos. Essas áreas serão definidas por demanda entre as duas instituições nos municípios onde estarão atuando.

 


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]