Prédios históricos em Porto Velho são ponto alto da região
15/07/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria


A cidade de Porto Velho - inserida em plena floresta Amazônica, localizada na maior bacia hidrográfica do mundo - foi criada em 1907 durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Marmoré. Ao longo do século XIX a região cresceu a partir de instalações ferroviárias, exploração de borracha e ouro; na época a cidade contava com cerca de mil habitantes. No ano de 1982 passou a ser considerado o Estado chamado Rondônia.


 
No decorrer do século XIX, diversos edifícios fizeram parte da história da cidade, e essas edificações – hoje tombados – contam através de sua arquitetura essa história para os turistas e os novos moradores de Rondônia. [


 
O ato do tombamento consiste em “registrar em livro tombo” a fim de que o patrimônio seja preservado e não sofra qualquer tipo de mutilação, demolição ou reformas que possam alterar suas características originais. Este bem tombado adquire uma importância cultural e social, pois sua existência passa a ser de interesse público. Logo, este ato visa à preservação integral do bem, assim como ele é.
 


O bairo de Areal, localizado na cidade de Porto Velho, conta com diversos patrimônios tombados; Na década de 50 recebeu importantes construções como o Hotel Porto Real, o Mercado Municipal, o Prédio do relógio e o Palácio Getúlio Vargas. Esta região começou a ser mais ocupada no final da década devido à sua proximidade com o centro de Porto Velho. Outro dos principais pontos históricos – constrúido por padres Italianos – foi a igreja de Nossa Senhora de Fátima, a segunda igreja de Porto Velho.

Desde o tombamento desses bens, é possível notar uma melhoria crescente na qualidade de vida da população, pois este tipo de conservação requer mais serviço social dos servidores públicos. Tombar não é sinônimo de congelar o crescimento da cidade; A preservação e a revitalização, juntas, são capazes de valorizar os edifícios assim como seus entornos.


 
Pesquisar os arredores de construções tombadas é uma boa opção para aqueles que procuram imóveis mais valorizados ou novos empreendimentos na planta, pois sua preservação é fundamental para a valorização dos bairros. Mesmo com a desaceleração do mercado, o setor imobiliário se mantém otimista em relação às vendas de novos lançamentos nessas áreas, apesar do aumento do preço do metro quadrado em diversas regiões.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]