Deputados
Ezequiel reafirma que obra da usina Tabajara pode começar no final de 2016
15/07/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

Depois de realizado os estudos sobre o impactos ambientais em toda a região onde será construída a usina, agora resta aguardar o leilão, que dará o pontapé inicial para essa obra de fundamental importância para Machadinho d’Oeste, para Rondônia, para a região Norte e sobretudo para o Brasil. Mas para que possamos entender de fato como acontece todo esse processo, vamos explicar parte a parte. Precisamos separar, “os estudos”, “o leilão”, “o início da obra” e o “funcionamento e operação”. Tudo começou com o projeto, vieram os estudos de impacto ambiental, a licença da usina e agora o leilão da obra. A realização do leilão da Usina Tabajara acontece ainda em 2015, conforme assegurou o Ministro de Minas e energia Eduardo Braga, ao deputado Ezequiel Junior (PSDC).

 O início da obra deve acontecer 1 ano e meio após o leilão, já a obra tem previsão de duração de até 3 anos, após a ligação da transmissão de energia ao sistema Elétrico Nacional. A geração de energia deverá ocorrer no ano de 2020. O início da obra podemos dizer que vai desde a preparação da mão de obra, até a implantação do canteiro da obra, é quando a obra estiver concluída as turbinas serão acionadas, lembrando que a obra tem duração de 3 à 3 anos e meio”. Frisou o deputado.

 Durante a Audiência Pública realizada no dia (26/06), foram tratados diversos assuntos, bem como “os impactos ambientais e sociais com a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara” que levaram o deputado Ezequiel Junior (PSDC) a propor e realizar uma Audiência Pública com as principais autoridades do setor para discutir o assunto. Ezequiel Junior, esclareceu sua preocupação com a construção da usina. “Aquele foi o dia da verdade sobre tudo que ocorrerá de benefício ou malefício para a região, os problemas que aconteceram em Porto Velho com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau não podem acontecer em Machadinho”. Cobrou.

 Ezequiel afirmou que será um defensor intransigente dos direitos da população com essa obra, inclusive, citou a qualificação da mão de obra da população local para trabalhar na construção, pois não será justo passar os empregos que serão gerados para pessoas de outras regiões. O Deputado recebeu na tarde desta segunda-feira (13/07) uma ligação do Senador da República Valdir Raupp (PMDB-RO), que afirmou ter entrado em contato com Francisco Romão, diretor Executivo do Ministério de Minas e energia, que assegurou ao Senador que a obra seguirá o tramite previsto, com o leilão ainda em 2015 e a geração de energia em 2020.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]