Placas
Prefeito esclarece sobre situação dos trabalhadores do atual transporte coletivo e hereditariedade de placas
11/07/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria


 “Não abrimos mão dos trabalhadores e da população de Porto Velho. Ou estamos do lado das atuais empresas de ônibus ou a favor da população”, com esta afirmação o prefeito Mauro Nazif iniciou a coletiva, na tarde desta sexta-feira, 10 de julho, para dar esclarecimentos sobre a nova empresa a ser contratada para o serviço de transporte público e a situação dos trabalhadores da atual prestadora do serviço.

Em anúncio para a imprensa de Porto Velho, na Secretaria municipal de Planejamento (Sempla), o prefeito acompanhado dos secretários municipais de Administração, Mário Medeiros, de Transportes e Trânsito, Carlos Guttemberg e o Procurador-Geral do município Mirton Morais, falou sobre a questão dos trabalhadores do transporte coletivo.

Mauro Nazif afirmou que e a gestão sempre esclareceu à categoria que conversaria com a empresa que ganhasse o processo licitatório da necessidade de se contratar os trabalhadores que já estão em atividade na cidade. “Fizemos esta colocação de maneira clara para todos os trabalhadores e em reuniões com os sindicatos. E em todos os momentos que pediram reunião para esclarecer dúvidas, atendemos. O que as empresas querem é o reajuste da tarifa de dois reais e vinte centavos para três reais e vinte. E dizem que só vão fazer algum tipo de melhoria nos ônibus para beneficiar a população se a tarifa for de quatro reais. Eu não vou aceitar que a passagem chegue a esse preço para que se tenha melhoria”, explica o prefeito.

O prefeito conta que primeiramente tentou negociar as melhorias com as empresas existentes, depois tentou a vinda de uma nova empresa, por fim a prefeitura decretou a caducidade e fez o processo para a contratação de nova prestadora de serviço para realizar o serviço emergencial. “As empresas que não aceitavam uma nova empresa tentaram uma manobra e que não teve sucesso. Entramos com a Caducidade e agora temos um processo para a vinda de uma empresa, que está dentro do processo de análise, e esperamos que ela cumpra com todas as determinações”, afirma Mauro Nazif.

Reivindicações

Os trabalhares querem a garantia do emprego e polo passivo que é resolvido entre o empregado e o empregador. “Trabalharemos com a empresa e sindicato antes de assinar o contrato. Minha luta é  para que haja a absorção dessa mão de obra. É melhor do trazer gente de fora. Quanto ao polo passivo dos débitos, ele deve ser resolvido junto à Justiça do Trabalho. Isso não é da competência da Prefeitura, é entre o empregado e o empregador”, comenta o prefeito.

Táxi e Mototáxi

Sobre as reivindicações dos taxistas e mototaxistas o prefeito conta que todas as agendas com a categoria foram atendidas por ele, pelo secretário da Semtran e procuradores. “Atendemos a todas as reivindicações. Existe uma lei Federal que permite que haja a hereditariedade. Nesta semana recebemos a notificação sobre a transferência dos taxistas e mototaxistas. Eles em nenhum momento nos procuraram para resolver isso. Foi simplesmente através da notificação. O problema é que temos que corrigir uma lei feita por outras administrações que foi apontada como inconstitucional por vício de origem. E estamos trabalhando para arrumar também essa lei”, esclarece Mauro Nazif.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]