ALE-RO
Deputados ouvem reivindicações da sociedade em Colorado do Oeste
22/06/2015|  Autor : ALE-RO|   Fonte : ALE-RO



Presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho, explicou que todas as solicitações serão levadas adiante
 
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), e os deputados Rosângela Donadon (PMDB) e Luizinho Goebel (PV) asseguraram que as solicitações apresentadas na audiência pública realizada em Colorado do Oeste serão respondidas. A programação aconteceu no parque de exposições Marcos Donadon na tarde deste sábado (20).
"Essas audiências públicas estão sendo realizadas para levar a Assembleia, os parlamentares, para perto da população para ouvir e ver a necessidade de cada região. E com essa base de conhecimento, é possível traçarmos metas, ações e nos mobilizarmos em busca de atender às demandas" destacou.
"São os mais variados temas, nos mais diversos municípios, permitindo que a comunidade apresente as suas reivindicações e que os deputados tenham esse contato direto com a população. As audiências têm cumprido um papel importante no fortalecimento do Parlamento Estadual", completou.
O presidente disse ainda que, além das audiências nos municípios, o plenário da Casa também tem sido o palco para a discussão de temas de interesse da sociedade de Rondônia, inclusive recebendo parlamentares federais para ampliar os debates.
"É este o nosso papel: ouvir a comunidade e fazer os encaminhamentos, através de projetos de leis, de indicações e outras ações, para que a população seja beneficiada", finalizou.
Rosângela Donadon
a deputada Rosângela Donadon (PMDB) disse que certamente os resultados do evento ocorrerão de forma positiva para o município e a região.
Segundo ela, a iniciativa da audiência pública foi de ouvir a sociedade e todos os interessados no desenvolvimento para alcançar um resultado favorável aos produtores.
“A ajuda que o governo do Estado vai dar à região será certamente o resultado que esperamos”, disse a deputada, se referindo ao entreposto de peixe em Colorado. Segundo ela, o município é um polo regional e os investimentos no pescado e no suíno beneficiarão a todos. Rosângela disse que, com esses investimentos, a região agregará valor na produção do milho e na produção de ração.
A deputada disse que acompanha a luta de todos os produtores e que continuará incentivando as famílias do campo para que elas se mantenham na área rural produzindo as riquezas que o Estado precisa.
“Vou trabalhar com o máximo de esforço para ajudar Colorado do Oeste, porque me considero coloradense, já que cheguei aqui com apenas seis anos e vamos nos esforçar para concretizar os projetos de desenvolvimento de todos os municípios da região”, destacou.
Luizinho Goebel
O deputado Luizinho Goebel (PV) ao usar da palavra na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa em Colorado do Oeste neste sábado (20), disse que todas as reivindicações feitas pelos participantes foram anotadas e as soluções serão apresentadas na medida do possível.
Ressaltou Luizinho que, na condição de líder do governo na Assembleia, conversará com o governador para que os apelos já sejam analisados pelos setores competentes.
Com relação ao peixe, ressaltou o potencial da região na produção do pescado e afirmou que muito poderá ser feito para que os projetos sejam implantados o mais rápido possível. Adiantou Goebel que todo o maquinário para que os trabalhos de infraestrutura na implantação de tanques ou criação de suínos será disponibilizado pelo governo do Estado.
Um exemplo dado pelo parlamentar de sua preocupação com o setor produtivo foi a de que já no seu primeiro mandato reivindicou do governo a interligação elétrica da RO 391 à fazenda Santa Clara, para que a produção de peixes não sofresse quebra.
Sobre o zoneamento socioeconômico e ecológico, explicou que além de ser uma reivindicação dos proprietários rurais, é uma meta do governo de Rondônia. Com o novo zoneamento, as áreas plantadas quase que dobrarão de tamanho, sendo utilizada também a área de cerrado em torno de 20 a 45 por cento a mais do que é hoje.
Goebel também prometeu uma solução o mais rápido possível para os pacientes de hemodiálise que se deslocam a Vilhena duas ou três vezes na semana. O deputado verificará a possibilidade de aquisição de um veículo para o transporte desses pacientes, o que facilitará em muito a vida deles.
No seu primeiro mandato já pediu a interligação elétrica da RO 391 à fazenda Santa Clara. Incentivou também o uso do peixe na merenda escolar.

Casa Civil

O subchefe da Casa Civil, Ezequiel Neiva, disse que o governo tem assegurado o incentivo fiscal às empresas, com redução de até 85% dos impostos.
Há possibilidade de isenção, segundo Ezequiel, e isso será o diferencial para atrair investimentos que tornem realidade tanto o entreposto de pescado, quanto o frigorífico de suínos.
“O governo está à disposição para trabalhar neste sentido e conta com o apoio dos deputados estaduais, dos prefeitos, vereadores e da sociedade em geral", observou Ezequiel Neiva.

 Josemar Beatto

Anfitrião da audiência pública da Assembleia Legislativa, o prefeito de Colorado do Oeste, Josemar Beatto (PSDC), iniciou seu discurso pedindo um novo tempo no trato dos parlamentares federais para com o município de Colorado do Oeste. Beatto se queixou da falta de emendas da bancada federal, que, segundo ele, nunca destinou nenhum recurso para o município.
Ele pediu aos parlamentares estaduais para que intercedam junto ao governo do Estado para que os programas de incentivo sejam também destinados ao seu município, para que o desenvolvimento volte a acontecer. Ressaltou o trabalho realizado pelos deputados do Cone Sul e explicou a deficiência orçamentária que entrava a máquina administrativa de trabalhar para o progresso da população.
Beatto pediu aos parlamentares participantes da audiência que ajudem a levantar o município e citou como exemplo a falta de dinheiro até mesmo para pequenas coisas. Citou três caminhões que estão com os motores fundidos e a prefeitura não tem condições de reformá-los.

Airton Gomes

O prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes (PP), manifestou apoio para que seja implantado um entreposto de peixe em Colorado do Oeste. Isso beneficiaria a todos os municípios do Cone Sul e iria trazer mais renda, mais empregos e fomentar a nossa economia. Seria uma garantia de mercado para os produtores de peixe e de suínos da região.

Airton Gomes ainda falou sobre as dificuldades que os municípios enfrentam, com relação às fronteiras. "Temos linhas que são de responsabilidade de Corumbiara, por exemplo, que a prefeitura de Cerejeiras assume, para que a população não fique isolada".

Rover

O prefeito de Vilhena, José Luiz Rover (PP), parabenizou o deputado Maurão de Carrvalho pela condução da audiências públicas realizadas em Vilhena, no debate sobre a Segurança Pública, e a de Colorado.
Ele destacou a importância das audiências públicas, cujos resultados são positivos na medida em que as questões pertinentes são tratadas diretamente com os principais interessados, que são os segmentos da população.
Rover disse que o entreposto de peixe e o frigorífico de suínos são importantes para todos os municípios de Rondônia em especial para o Cone Sul do Estado, aquecendo a economia, gerando empregos e dando uma nova dinâmica a Rondônia. “Estamos torcendo para que esses investimentos aconteçam em Colorado”, destacou.
Ele também agradeceu ao deputado Luizinho Goebel (PV) pela parceria que tem feito com a Prefeitura de Vilhena, principalmente na recuperação de estradas e infraestrutura para o município.

Seagri

A secretária adjunta da Seagri, Mary Terezinha Braganhol, destacou as dificuldades técnicas para implantação de projetos de grande porte como os de piscicultura e suínos que estão sendo pleiteados pela população de Colorado, mas frisou que o governo do Estado está viabilizando outras áreas no interior.
Para a região do Cone Sul, ela afirmou que Colorado do Oeste está sendo visto com carinho pelo governador Confúcio Moura (PMDB) e que a região tem um potencial muito grande para projetos de agricultura familiar e que a parceria entre os municípios e a Seagri é uma preocupação que está sendo colocada como prioridade.

Reivindicações

Edemar Zolinver, morador da Cascalheira, estrada vicinal que liga quatro municípios, disse que mesmo tendo a importância que tem ninguém assume a responsabilidade pela via. Pediu a estadualização e perguntou o que o governo pode fazer para que o DER assuma a manutenção da estrada.
O presidente da Associação Comercial de Colorado do Oeste, Dimis Roberto Neves, apresentou uma série de demandas. "A gente tem um pedido para fazer, em nome dos criadores de suínos, para que a Assembleia possa interceder para que seja implantado um frigorífico. Outro pedido é a implantação de um frigorífico de peixe para desenvolver o município, que não tem permissão para explorar grãos e precisa de alternativas de produção", reivindicou.
Ele entregou ao presidente da Assembleia Legislativa um manifesto com uma série de reivindicações do setor produtivo.
O vereador Almiro Dias da Silva (PT) reforçou a cobrança por um frigorífico de suínos. "É uma ação esperada há muito tempo e a população nos cobra, pois tem acesso direto a nós vereadores. Por enquanto, isso não tem passado de palavra, de promessa, mas precisa ser implantado o mais breve possível", destacou.
A criação de um entreposto de pescado na região também foi pedida pelo vereador, que aproveitou para cobrar rede elétrica rural para atender as cerca de 100 famílias que não têm energia em suas residências.
Otacílio Ramos Filho perguntou sobre o zoneamento socioeconômico e ecológico, afirmando que os empresários do setor rural não podem ficar à mercê de mudanças.
Carioca, representante da Sedam em Colorado, pediu a parceria do Estado, do município e da Assembleia Legislativa no tocante a uma conscientização ambiental nas escolas, o que formará homens e mulheres que se preocupam com o meio ambiente. Pediu também ao governo que acelere os procedimentos nos pedidos de licenciamento ambiental que hoje ficam emperrados.
O vereador de Colorado do Oeste Gedeon de Souza Lima, propôs a realização de uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa no município, devido à distância da população da classe política para reivindicar. Pediu, também, que os deputados intercedam junto ao governo do Estado pela implantação do frigorífico de suínos e do entreposto de peixe. Por último, solicitou a restauração da pavimentação da BR 435 e um centro de hemodiálise para Colorado.
Maristeli Rodrigues, representante da Central de Associações de Vilhena, que reúne cerca de 20 associações, parabenizou os deputados pela iniciativa de incentivar a implantação do frigorífico de suínos em Colorado e requisitou também a implantação do mesmo empreendimento em Vilhena.
O presidente da Associação dos Criadores de Colorado do Oeste, Enio Roberto Milani, destacou que a produção de grãos na região propicia a criação de gado em confinamento e de suínos. "Se temos esse potencial, o passo seguinte é garantir a industrialização. Neste sentido estamos buscando criar, através de cooperativa, um frigorífico para abate de suínos. Mas, o governo poderia estimular com a distribuição de matrizes", completou.
O empresário Claudio Matiello afirmou que a segurança pública, assunto tratado no dia anterior na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa em Vilhena, está ligada ao desenvolvimento. Ele também defendeu a suinocultura, explicando que a atividade fixa o pequeno produtor no campo, mas lembrou que há alguns entreves, como a genética e a dificuldade para a comercialização. Ele destacou que a falta de um frigorífico obriga o produtor a vender mais barato. “Precisamos de incentivos fiscais para que essas empresas se instalem”, afirmou.
O empresário Antonio Gemelli reclamou da falta de incentivos do governo do Estado para aumentar a produtividade da região. Ele pediu a união das lideranças do Cone Sul, para que o frigorífico de peixe prometido para a região não seja enviado para outro local. “Precisamos de apoio dos deputados. Somos perseguidos por alguns órgãos de fiscalização”, destacou.
O presidente da Associação dos Piscicultores de Colorado do Oeste, Pedro Seixas, disse que o Cone Sul estava perdendo o frigorífico de peixes. Ele explicou que é preciso R$ 1,9 milhão para dobrar a capacidade do frigorífico, que hoje é de 20 toneladas, citando que a associação já doou o terreno para a obra. Ele também pediu apoio para a instalação de uma fábrica de ração para peixes na região.
Chiquinho da Emater destacou a produção do Cone Sul, citando a importância da industrialização do peixe, da carne bovina e do frango. Ele explicou que existem alguns entrepostos de piscicultura em fase de instalação em Rondônia, sendo que um deles será no sul do Estado. “Precisamos também trabalhar a genética do rebanho”, acrescentou.

Trabalhos

A mesa da audiência foi composta pelo presidente, Maurão de Carvalho; pelos deputados Luizinho Goebel e Rosângela Donadon; pelo subchefe da Casa Civil, Ezequiel Neiva; pelo prefeito de Colorado do Oeste, Josemar Beatto (PSDC); pelo prefeito de Vilhena, José Rover (PP); pelo prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes (PP), e pelo vereador de Colorado do Oeste, Jânio Saraiva (PTB).


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]