Sustentabilidade também faz parte da educação profissional no Senac/RO
01/06/2015|  Autor : Assessoria de Comunicação da Fecomércio|   Fonte : Assessoria de Comunicação da Fecomércio

Foi lançada na manhã desta segunda-feira (01/06) a 4ª Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Serviço de Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RO) em parceria com a Fecomércio, Sesi, Unir, Faro, Emater, Ibama, Ifro, Sedam, Batalhão Militar do Meio Ambiente de Rondônia, Detran e outros. A cerimônia de abertura contou com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho, do vice-governador Daniel Pereira, do secretário municipal de Meio Ambiente (Semad) Edjales Benício, da coordenadora do Núcleo Estadual de Meio Ambiente do Sesi, Glanaíde Bem, além de professores e alunos do Senac e outras instituições convidadas.

Na cerimônia de abertura do evento, Raniery Coelho destacou o compromisso e a importância que o Sistema Fecomércio vem dando às ações e projetos voltados a prática da sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente. Ele explicou que uma destas iniciativas visam implantar em cada unidade do Sesc e Senac em Rondônia a instalação de lixeiras apropriadas para coleta seletiva, firmando parcerias com associações e cooperativas de catadores para executar o trabalho de recolhimento. “E vamos mais além. Nosso objetivo é fazer uma campanha direcionada aos empresários do Estado no sentido de conscientizá-los a aderir à idéia de instalar lixeiras de reciclagem nos estabelecimentos, e assim dar um tratamento melhor aos resíduos sólidos”, observou, acrescentando que “praticar a sustentabilidade não requer tantos recursos quanto se imagina”.

Segundo o vice-governador Daniel Pereira, as ações da Fecomércio e a iniciativa do Senac em realizar um evento conscientizador, voltado para a proteção do meio ambiente, são bastante positivos. Para ele, qualquer iniciativa nesse sentido tem que ter cunho educacional e não impositivo. “Como educador, sei que este trabalho começa em sala de aula, conscientizando os alunos e esses os seus familiares. Moro desde os 12 anos em Rondônia e neste tempo todo vi muitos rios morrerem, precisamos urgentemente estimular projetos de sustentabilidade que protejam nossos lagos e rios para que não aconteça aqui o mesmo que já ocorre em São Paulo”, disse, argumentando que Deus perdoa sempre, o homem perdoa às vezes, mas a natureza não perdoa nunca.

O diretor regional do Senac, Hilton Gomes Pereira, ressaltou que a Semana do Meio Ambiente neste ano tem vários parceiros e a adesão se deve justamente à necessidade de se abraçar a causa ambiental, tanto pelas pessoas quanto pelas empresas. Conforme ele, a sustentabilidade tem que fazer parte do “nosso dia-a-dia, pois somos os agentes da mudança”. “Incluir essa visão no plano educacional do Senac e levar essa consciência para os nossos alunos, é um dever incondicional”, ponderou ele, agradecendo a presença em especial do vice-governador, que também é educador


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]