Cooperativismo
Fecomércio e cooperativa vão fortalecer coleta seletiva
21/05/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

Fortalecer e apoiar projetos ligados ao meio ambiente, principalmente a reciclagem de resíduos sólidos, foi o tema abordado nesta terça-feira (20/05) na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO), com representantes de cooperativa e associações de catadores de materiais recicláveis.
O conselheiro José Ramalho Lima, que representa a Fecomércio/RO junto ao Conselho de Meio Ambiente da Confederação Nacional do Comércio - CNC, e a gerente Executiva da Federação, Cileide Macedo, receberam e conversaram com os representantes os pontos hoje tidos como fundamentais para a boa execução dos serviços de reciclagem. Da reunião participaram também técnicos do Serviço Social do Comércio-SESC e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC.

José Ramalho afirmou que a Fecomércio tem tido uma preocupação constante com o meio ambiente e citou como exemplo o fato de que o Sesc já desenvolve coleta seletiva nas suas unidades, uma prática que está sendo direcionado para todo o Sistema (Sesc-Senac-IFPE). Ele citou ainda que as ações envolvendo o meio ambiente também se estendem a outros projetos, como por exemplo o reflorestamento do igarapé Garça que passa pela sede campestre do SENAC. “Nós temos consciência que o papel da entidade é o de apoiar, fazer com que as coisas aconteçam”, disse Ramalho.

A gerente Executiva da Fecomércio, Cileide Macedo, se surpreendeu com a informação de que “os catadores ganham o dia quando encontram o lixo separado, o que facilita muito a vida deles”. Ela frisou que o trabalho que fazem é de fundamental importância para o meio ambiente “e para todos nós”.

Macedo agradeceu a presença e a atenção dos representantes dos catadores e pessoas interessadas presentes, em especial aos senhores Toni dos Santos, Anacleto Wanderley de Andrade e Olavo Nienow. Ela destacou que embora meio ambiente e coleta seletiva sejam uma questão de cidadania, o presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Araujo Coelho, sempre tem defendido e manifestado apoio imediato e integral às ações com relação a essas questões.

PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS

Na ocasião o presidente da cooperativa Cata Norte, Toni Santos, afirmou que a participação da Federação do Comércio no trabalho de conscientização, especialmente junto as empresas, será fundamental para o aperfeiçoamento do serviço de coleta e reciclagem em Porto Velho e em todo o Estado, porque hoje a principal dificuldade é a sociedade de um modo geral ter consciência da separação do lixo.

A técnica do SENAC Cinara Bezerra fez uma apresentação do Projeto Ecos, que tem, entre seus objetivos, justamente a melhoria do aproveitamento de resíduos sólidos e foram exibidos vídeos de experiências vitoriosas de coleta seletiva. Entre as decisões provenientes da reunião se destacaram a ida até a Vila Princesa para um maior conhecimento das condições de trabalho e uma ação no sentido de buscar formas de consolidar e melhorar as condições dos catadores.
Ficou agendado uma nova reunião com outros segmentos visando integrar e acelerar as ações de coleta seletiva e de fortalecimento dos catadores em Porto Velho e outros municípios.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]