Animais
Zootecnia: a profissão do futuro
13/05/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

Dia 13 de maio comemora-se o Dia do Zootecnista, porém, mesmo com seus quase 70 anos de existência e prestes a completar 50 anos no Brasil, a função de um zootecnista ainda é pouco conhecida por muitos brasileiros. A zootecnia é uma profissão nova que tem um grande futuro pela frente. Apesar de ser uma ciência que estuda os animais, é grande a sua importância na segurança alimentar e o bem-estar da população.

 A zootecnia surgiu na França em 1948, quando o conde Gasperin propôs a divisão do ensino das plantas (agronomia), do estudo das técnicas de criação dos animais. Também foi ele quem sugeriu o nome zootecnia, aceito em quase todos os países, exceto os da língua inglesa que preferiram o termo “animal science”. No Brasil, a primeira faculdade de zootecnia surgiu no dia 13 de maio de 1966, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Dois anos depois, em 1968, a profissão foi regulamentada.

 A zootecnia abrange um conjunto de atividades e habilidades para desenvolver, promover e controlar a produção e a produtividade dos animais úteis ao homem, assim como as tecnologias dos produtos de origem animal. A profissão, considerada nova ainda, quando comparada às outras ciências milenares, vem ganhando espaço e, com a modernidade, é uma atividade cada vez mais essencial à gestão econômica e do agronegócio.

 Atividades e área de atuação

Muitas vezes confundido com o médico veterinário, o zootecnista tem atividades específicas. É de sua responsabilidade as áreas de: nutrição e manejo alimentar dos animais de produção, pets e silvestres; melhoramento genético animal; agronegócio e cadeia produtiva; gestão das propriedades rurais; conservação dos recursos animais e ambientais; manejo e conservação de pastagens; comportamento e bem-estar animal; manejo da fauna e de animais silvestres; planejamento e administração de eventos agropecuários, entre tantas outras.

 Os locais em que os zootecnistas atuam também são diversificados. As mais comuns incluem: indústria de ração e outros produtos animais; propriedades rurais; laboratórios; criatórios de animais de produção; zoológicos; instituições de ensino em pesquisa; cooperativas rurais e de crédito; e exposições e feiras agropecuárias. Outras tendências de mercado surgem a cada dia, como o mercado de carnes exóticas que se desenvolveu muito nos últimos anos.

 Muitos Zootecnistas também já estão trabalhando em áreas de certificações agropecuárias, visando certificar a qualidade dos produtos de origem animal, e outros dentro da esfera ambiental que também deverá ter um expressivo crescimento de atuação da profissão nos próximos anos. Ou seja, a zootecnia é uma profissão de futuro com tendência a ser essencial para as próximas décadas onde a produção de alimentos dividirá áreas com a produção de energia limpa (biocombustíveis).


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]