Projeto
EEEF Monteiro Lobato é destaque no programa Mais Educação através da parceria com o projeto Viveiro Cidadão
06/05/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria


Cerca de 30 pessoas, entre representantes de escolas do município de Rolim de Moura e servidores da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia –Seduc/RO, visitaram o viveiro de produção de mudas da Ecoporé, situado nesta localidade, na rodovia RO 010, Km 5,5, saída para Novo Horizonte. O objetivo foi conhecer como funciona o projeto Viveiro Cidadão, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e como é a integração da EEEF Monteiro Lobato com o projeto.
Há cerca de dois meses, o estagiário da Ecoporé, estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Leonardo Ribas Amaral, monitora a oficina de Meio Ambiente da Escola, oficina esta, que faz parte das atividades do programa Mais Educação, do Governo Federal.  Este programa constitui-se como estratégia do Ministério da Educação – MEC - para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral. 
O espaço do viveiro de produção de mudas da Ecoporé tornou-se também um lugar de aprendizagem para os 216 alunos da instituição.
São crianças do 1º ao 5º ano, entre 05 e 11 anos, que participam das aulas práticas no viveiro e aprendem com os técnicos da Ecoporé sobre os mais diversos temas, tais como, mata ciliar, reciclagem, produção de mudas, separação correta dos resíduos sólidos, importância da horta escolar, educação alimentar, recursos hídricos, além de dinâmicas educativas sobre a importância da preservação da biodiversidade.
De acordo com vice-diretora da escola, Joana da Costa Oliveira, dentro do programa Mais Educação, a escola trabalha com seis oficinas, entre elas, a do Meio Ambiente que também envolve Educação Ambiental. “A gente percebe que os alunos ficam mais interessados quando levamos a aula para dentro do viveiro. Essa parceria tem sido fundamental para que a Escola Monteiro Lobato se destaque entre as outras instituições do município na execução do Programa Mais Educação. E a ideia foi trazer alguns representantes das escolas de Rolim de Moura, entre eles, a coordenadora do Mais Educação, professora Delis, para conversar com a equipe da Ecoporé e identificar os pontos que estão permitindo o avanço do programa na nossa escola. É nítida a mudança de comportamento dos nossos alunos com relações as questões ambientais. Eles estão se tornando mais conscientes”, relatou a vice-diretora.
“O viveiro está sendo um local destinado à formação dos estudantes e a nossa equipe está satisfeita com os resultados obtidos. A intenção é ampliar a parceria para que as escolas que aderiram ao programa também tenham o mesmo sucesso da Monteiro Lobato”, completou Leonardo. Marcelo Ferronato, coordenador do projeto Viveiro Cidadão, diz o quanto é gratificante para Ecoporé, poder auxiliar as escolas a proporcionar aos estudantes este espaço de aprendizagem e interação com a natureza, e destacou ser este um dos objetivos do projeto. “É importante que a sociedade venha para dentro do viveiro, interaja com ele e possa um dia fazer diferença, cada muda que é doada e plantada pelos agricultores representa avanço na qualidade ambiental da região e cada semente de conhecimento que estas crianças carregam consigo quando visitam-nos, representa a esperança em um futuro mais justo, solidário e de respeito aos nossos recursos naturais”


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]