Jean diz que a Audiência Pública é somente o primeiro passo na defesa dos atingidos pelas obras das Usinas do Madeira
04/05/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia – ALERO, realizou Audiência Pública, na quinta-feira (30), para debater assuntos referentes aos impactos ambientais e sociais provocados pelas usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.  A realização da Audiência Pública foi uma proposta do deputado Jean Oliveira (PSDB), presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALERO.

Com a presença de representantes dos Poderes Públicos,   de entidades da sociedade civil,  das usinas de Jirau e Santo Antônio e o plenário da ALERO  lotado por moradores que foram atingidos pelos impactos sociais causados pela construções das usinas, a Audiência Pública, durante quatro horas,  debateu a questão em pauta e apontou soluções para a grave situação das famílias que encontram-se prejudicadas pelas construções.

O deputado Jean Oliveira ao iniciar os trabalhos da Audiência explicou que enquanto presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa foi procurado, várias vezes,  por entidades, instituições e pessoas,  pedindo que tomasse uma providência quanto os prejuízos causados ao nosso meio ambiente e aos atingidos pela construção das Usinas, que até o momento, segundo os relatos, muito tinha sido prometido e pouco tinha sido feito.

Para dar suporte  ao debate,  o engenheiro Jorge Luiz,  do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia – Senge,  proferiu   palestra  onde,  com dados técnicos,  demonstrava  a dimensão dos impactos causados na região pela construção das usinas. Em seguida falaram os representantes das comunidades atingidas, os representantes dos Poderes Públicos e os representantes das usinas de Jirau e Santo Antônio.

Depois de ser ouvir todas as partes envolvidas na questão, o deputado Jean Oliveira em sua fala conclusiva  fez um breve relato sobre o município de Porto Velho afirmando que o berço da nossa cultura foi o rio e a floresta, sendo esses elementos, a base da formação do homem da nossa região. “Desde os primórdios até os  dias atuais,  a sobrevivência dessas populações tradicionais,  dependem de uma forma ou outra desses elementos: o rio e a floresta, que são seus bens maiores”, disse o parlamentar, observando que essas populações foram de repente totalmente desrespeitada e parcialmente destruída pela ordem impositiva do progresso que tem como símbolo, no nosso caso,  a construção das usinas Jirau e Santo Antônio do Rio Madeira.

O deputado disse não ser contra o progresso muito menos a necessária geração de energia para tocar o país, mas o questionável, segundo ele, é como foi implantado esse projeto no nosso Estado e suas consequências para nossa população. “Com a construção das usinas  assistimos hoje,  a olhos nus,   impactos sociais e ambientais sem precedentes na história de Rondônia e de Porto Velho. Prejuízos significativos  para a hidrovia do Rio Madeira, acarretando sérias consequências negativas para o transporte fluvial da região, e ainda,  a cidade de Porto Velho correndo o risco de ser invadida pelas águas, destruindo de primeira, nosso maior monumento histórico – a Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, afirmou Jean.  

“Não estamos aqui para condenar  ninguém , mas queremos a colaboração de todos para minimizar os danos causados a nossa população, e para isso temos propostas, e vamos exigir: A reanálise  dos assentamentos;  Apresentação de estudos técnicos sobre o assoreamento do Rio Madeira e os motivos;  e projeto e construção  de um muro de arrimo de contenção para proteger a cidade de  Porto Velho”, ressaltou o deputado.

Encerrando sua fala o deputado  apresentou  um Termo de Compromisso para ser assinado pelos representantes das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, do Governo do Estado de Rondônia, da Prefeitura Municipal de Porto Velho, da Assembleia Legislativa e do Ministério Público Estadual e Federal presentes a Audiência Pública, onde cada qual, na sua esfera de atuação, comprometia-se em atender as famílias atingidas em relação as propostas  elencadas no Termo, sob fiscalização da Assembleia Legislativa e do Ministério Público Estadual e Federal e as Usinas Santo Antônio e Jirau se comprometiam: 1) Providenciar a elaboração de projeto executivo e construção do muro de arrimo de contenção; 2)  indenizar às famílias atingidas pelo prejuízos materiais; 3)Construir  residências em local em que as famílias permaneçam na mesma comunidade; 4) Aquisição de propriedade rurais com as mesmas extensões de áreas, buscando preservar a possibilidade da continuidade e manutenção do plantio dos diversos produtos da agricultura;  e 5) Indenizar as pessoas, face ao constrangimento moral provocado pela destruição de suas moradias por longos anos.

Os representantes das Usinas Hidrelétricas declinaram de assinar o Termo de Compromisso justificando que não tinham autorização para assumir compromisso de tal envergadura e que o Termo deveria ser encaminhado às assessorias jurídicas das empresas para análise. Ficou então acordado que o documento, produto da Audiência Pública,  será encaminhado às assessorias jurídicas das Usinas Hidrelétricas.

“Chega de conversa, chega de promessas enganosas, temos uma população  prejudicada na sua condição moral, e pior,  na sua sobrevivência. O momento exige  posições firmes, nossa população atingida não pode mais esperar. Vamos agir”, disse o deputado Jean Oliveira.

 


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]