Agricultura
EMATER-RO sedia reunião ordinária do CEAS
30/04/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

Com o objetivo de fortalecer a relação e conhecer as entidades integrantes, o Conselho de Assistência Social (CEAS) realiza, pela segunda vez, sua reunião ordinária descentralizada. Desta vez os membros visitaram a sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) onde tiveram a oportunidade de apresentar sua atuação ao diretor-presidente, Luiz Gomes Furtado. A proposta é percorrer todo o estado integrando o Conselho com as instituições participantes.

 Criado em 27 de dezembro de 1995 pela Lei Complementar 145/95, o CEAS-RO é formado por membros representantes do governo e da sociedade com “o objetivo de articulação dos meios, esforços e recursos bem como por um conjunto de instâncias deliberativas compostas pelos diversos setores envolvidos, observadas as normas co Conselho Nacional de Assistência Social.” Em outras palavras, o Conselho acompanha e delibera sobre os programas e recursos aplicados nas ações de assistência social do estado.

 A presidente do CEAS, Ludymilla Martins Chagas Ribeiro, que também representa da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), explica que, dentre as ações do CEAS, está discutir o Plano de Ação do Estado de Rondônia para a área de assistência social. “Em média, as reuniões são realizadas trimestralmente, mas sempre que necessário, convocamos os membros para discussão”, diz a presidente.

 Esta foi a segunda reunião ordinária itinerante realizada pelo CEAS. A primeira foi sediada na Associação Beneficente Pestalozzi de Rondônia. Segundo Celene Rosa de Andrade, assistente social que representa a Emater-RO no Conselho, a proposta do CEAS é fazer com que “as entidades possam conhecer melhor o trabalho do Conselho e o Conselho melhor conhecer as entidades que o integram.”

 Celene conta ainda, que o CEAS teve uma importante atuação na Emater, até a transição para órgão governamental. “Enquanto a Emater era Associação, precisava de um aval que caracterizasse sua filantropia. Esse aval passa pelo crivo do CEAS, que, mediante a comprovação de ações no segmento socioassistencial, endossou o titulo de filantropia.

 Conferências estaduais

As próximas reuniões do CEAS também serão feitas de forma descentralizada e a próxima já está agendada para 06 de maio, em Ouro Preto do Oeste. Dentre as discussões está a realização das conferências estaduais, cujo objetivo é levantar a demanda do estado e levar propostas para a Conferência Nacional de Assistência Social.

A secretária executiva do CEAS, Marines Maciel, diz que o Conselho já está se preparando para realizar essas Conferências. “Elas estão previstas para serem realizadas no período de 14 a 16 de outubro, porém os locais ainda estão sendo definidos”, finaliza.

 


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]