Saúde
Denúncia: Médicos residentes do HB enfrentam jornada excessiva
24/04/2015|  Autor : RONDONIAGORA|   Fonte : RONDONIAGORA
2442015-175355-creme_de.jpg

Um documento protocolado no Conselho Regional de Medicina em Rondônia (Cremero), denuncia a existência de um regime análogo a escravidão ao qual estão sendo submetidos seis médicos do programa de residência médica de cirurgia geral da Secretaria Estadual de Saúde, que atuam no Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho.

O documento pede a imediata suspensão da jornada de trabalho imposta a esses profissionais e exige o cumprimento da Lei 6.932, de 1981, que determina uma jornada de 60 horas semanais, além de uma folga após cada plantão de 24 horas. O grupo está no programa há seis meses.

Segundo a denúncia, o grupo de profissionais vem sendo obrigado a cumprir exaustiva e desgastante jornada que chega a durar até 40 horas ininterruptas, carga humanamente estressante, que não deveria ultrapassar o período determinado pela legislação.

Diz ainda o documento, que a jornada é imposta pelo médico Renato Roriz, coordenador do programa de residência médica, que ainda de acordo com a denúncia, ameaça com represálias o profissional que não atender as determinações.

O documento ainda relata que nenhum dos médicos tem tido direito a folga semanal de 24 horas, sendo obrigados a manter expediente por mais 8 horas, toda vez que encerra um plantão de 24 horas.

A denúncia também foi levada ao conhecimento da Comissão de Residência Médica do Hospital de Base de Porto Velho.

O diretor geral do Hospital de Base, médico Nilson Cardoso Paniágua, disse a reportagem desconhecer a denúncia, mas adiantou que irá cobrar do coordenador do programa, explicações sobre o caso tornado público.

Segundo Paniágua, hoje o HB possui cerca de cinquenta médicos dentro do programa de residência, e confirmou que a especialidade de cirurgia geral é coordenada pelo médico Renato Roriz, que apesar das tentativas, não foi localizado pela reportagem.

O diretor geral disse ainda que tão logo receba oficialmente o documento sobre a denúncia, irá determinar a instalação de uma sindicância para apurar o caso.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]