Sema inicia o plantio de 16 mil árvores em Porto Velho
23/04/2015|  Autor : Assessoria|   Fonte : Assessoria

A secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) iniciou o programa Plantio Participativo 2015. Na manhã desta quinta-feira (23), Telêmaco Lima Lins e outros servidores da Sema, participantes da Equipe de Plantio, começaram o plantio de 180 mudas à beira do Canal dos Tanques na Rua Álvaro Maia, entre as ruas Salgado Filho e Guanabara.

    O secretário da Sema, Edjales Brito, explicou que dezesseis mil mudas serão plantadas pela Prefeitura de Porto Velho ao longo deste ano. “Ocorre que no ano passado, em função da enchente, a equipe que estava programada para realizar o plantio de oito mil mudas precisou se deslocar para o baixo Madeira, de forma que os serviços foram paralisados. Mas ainda conseguimos plantar mais de três mil mudas em 2014. Neste ano, vamos completar o que foi iniciado e avançar para o plantio de mais oito mil, totalizando as dezesseis mil mudas plantadas”, esclareceu.

    A estratégia adotada pela Sema é a de iniciar os plantios nas áreas de proteção permanentes (APPs). Com os trabalhos de macrodrenagens, executados pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), muita vegetação foi removida e a mata ciliar ficou comprometida. “A ideia agora é fazer um replantio mais bem programado, reservando espaços entre as árvores por onde as máquinas poderão entrar e se aproximar dos canais”, disse o secretário.

    Na primeira etapa dos trabalhos as sete bacias urbanas de Porto Velho, Tanques, Tancredo Neves, Penal, Igarapé Grande, Bate Estaca, Areia Branca e milagres, receberão diversas espécies de mudas. Na segunda etapa os espaços públicos serão privilegiados, tais como escolas, prédios públicos, parques etc. O terceiro momento contemplará o plantio em grandes avenidas por meio de duas técnicas, a de plantio em calçadas e a de canteiros centrais. “O plantio em calçadas será feito com uma técnica copiada de Buenos Aires, em que árvores de pequeno porte serão implantadas sem que atrapalhem a visão das fachadas das lojas”, informou Edjales.

    Nos distritos o programa chegará ao mês de setembro, inclusive com projetos apropriados às áreas que sofrerão mudanças, devido à retirada de moradores de locais próximos ao rio Madeira.

    Além do plantio de mudas, o programa também prevê ações educativas. “O programa foi intitulado de Plantio Participativo porque acontecerá por meio de uma estratégia educativa, pela qual haverá equipes da Sema visitando escolas para realizar um trabalho educativo acerca da importância das árvores e das áreas de preservação. Depois, os alunos participarão de plantios realizados em locais próximos a essas escolas”, disse o secretário.


COMENTE COM O FACEBOOK


Portalrondonia Comunicações Ltda. E-mail: [email protected]