/>
Redação / Comercial : (69) 9214 6406 / 8406-2270
Publicidade



NOTÍCIAS

Notícias
Hospital do Câncer é referência na região central do estado

Data : 22/08/2014

   


 Com uma equipe médica multidisciplinar e oncologistas altamente especializados, o Hospital São Daniel Comboni (HSDC) é referência no tratamento de pacientes com câncer para a região central do estado. Localizado no município de Cacoal, o hospital atende pacientes de mais de 20 municípios, incluindo Mato Grosso.

 Desde que iniciou suas atividades  já foram realizadas cerca de 3 mil sessões de quimioterapia. A expectativa é de que o número de procedimento para o próximo ano, seja de 6 mil sessões.

Já em relação às sessões de radioterapia, onde, nos últimos meses o número de atendimentos foi de 18 mil sessões, para o próximo período esse número pode alcançar 45 mil sessões.

Esse salto no número de atendimentos é possível devido aos novos investimentos que estão sendo realizado no Hospital São Daniel Comboni.   Segundo a administradora do hospital, Cleane Possmoser, o Hospital São Daniel Comboni está preparado para atender cem por cento da demanda dos pacientes que necessitam dos serviços de tratamento de saúde na região.

 Credenciamento junto ao SUS foi um avanço

 Em abril deste ano, em parceria com o Governo de Rondônia, o Hospital Regional e o Hospital do Câncer de Cacoal foram credenciados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Como o credenciamento se deu através de uma parceria entre os dois hospitais, para que o paciente seja atendido no São Daniel Comboni, ele precisa primeiro passar por consulta no Hospital Regional de Cacoal, para então ser encaminhado para o tratamento no HSDC, como as sessões de quimio e/ou radioterapia.

 “Na verdade o Hospital São Daniel Comboni ele atende pacientes que já estão diagnosticados com câncer. Então para ser atendido, o paciente precisa chegar com o encaminhamento. No caso do credenciamento com o SUS, para facilitar e possibilitar que o tratamento seja oferecido de forma gratuita, nós fizemos essa parceria com o Hospital Regional. Mas os pacientes não encontram dificuldade nenhuma para serem atendidos lá no Regional e receberem encaminhamento para o HSDC”, explicou Cleane.

Mas antes mesmo do credenciamento com o SUS, o Hospital São Daniel Comboni já oferecia tratamento gratuito aos pacientes com câncer. Entre outubro de 2011 até agosto de 2012, os custos eram cobertos pela própria instituição, através de apoio da iniciativa privada, doações e campanhas.

Já de agosto de 2012 até abril de 2014, quando saiu o credenciamento com o SUS, o HSDC contava com a parceria do Governo de Rondônia que repassou R$2 milhões e 880 mil para o tratamento de pacientes com câncer.

 Pacientes falam da satisfação com o Hospital São Daniel Comboni

Apesar da luta contra o câncer não ser fácil, pacientes em tratamento no Centro Oncológico de Cacoal fazem questão de demonstrar a sua satisfação em relação ao atendimento e ao tratamento que recebem.

Luiza Verner, de 29 anos, é moradora de Espigão D’Oeste. Diagnosticada com câncer de colo do útero ela está no São Daniel Comboni para 28 sessões de radioterapia. Mas antes mesmo de imaginar como seria no HSDC.

 “Quando eu descobri que estava com câncer, mandaram-me ir em busca de tratamento em Porto Velho, mas lá descobri que poderia ser tratada aqui. Eu não conhecia o São Daniel Comboni e quando cheguei fiquei impressionada com a estrutura e com o atendimento. Estou sendo muito bem tratada. Tudo aqui é muito bom”.

 José Domingos Silva Brito, de Pimenta Bueno, é autônomo e tem 36 anos. Em Cascavel, no Paraná, ele descobriu que estava com câncer de intestino e fígado. Lá ele fez uma cirurgia no intestino e ficou 10 meses realizando sessões de quimioterapia. Depois voltou para Rondônia onde deu continuidade às sessões no HSDC. Ao precisar operar o fígado, José voltou para Cascavel. Após se recuperar da cirurgia voltou para casa e tem realizado as sessões de quimio, a cada 15 dias, no Hospital São Daniel Comboni. Mesmo com toda essa luta, José Domingos agradece por todo o tratamento e atendimento que tem recebido. “Eu só tenho que agradecer a Deus por ter um hospital como este perto de casa. Esse hospital é um presente para Cacoal e região. Aqui eu sou muito bem tratado. Antes a gente tinha que ir para Porto Velho ou pra fora e agora a gente tem esse hospital perto da gente. Eu agradeço a todos que apoiaram e que contribuíram para a existência deste hospital”.


 

Autor : Assessoria   Fonte : Assessoria
PUBLICIDADE


Nenhum comentário cadastrado ! Comente agora !
COMENTÁRIOS ENVIADOS PELO FACEBOOK

Portalrondonia Comunicação Ltda.
  E-mails : [email protected] / [email protected]
Telefones redação : (69) 9214-6406 / 8406-2270 / 9955-9460