Redação / Comercial : (69) 9214 6406 / 8406-2270
Publicidade



NOTÍCIAS

Notícias
5 técnicas para ajudar você a ter uma noite de sono perfeita

Data : 27/06/2014

   


 5 técnicas para ajudar você a ter uma noite de sono perfeita

Não é todo mundo que tem a sorte de simplesmente encostar a cabeça em um lugar qualquer para cair no sono. Muitas pessoas sofrem — e muito! — para conseguir dormir, passando boa parte da noite com os olhos grudados no teto do quarto ou rolando na cama de um lado para o outro esperando que o cansaço as vença.

Muitas vezes isso se deve ao fato de as pessoas não conseguirem se desligar das preocupações do cotidiano, e elas acabam se tornando vítimas de barreiras mentais que elas mesmas criam e que as impedem de repousar. Se você se encaixa nessa descrição — e está com problemas para dormir —, saiba que existem alguns truques que podem ajudar.

Assim, pensando naqueles que estão com dificuldades para pregar os olhos à noite, reunimos cinco técnicas — selecionadas a partir do site Sleeping Tricks — de relaxamento e visualização que podem ser úteis. Vale lembrar que os métodos não funcionam da mesma maneira para todo mundo, mas certamente você encontrará um que dê certo para você. Então, ajeite o travesseiro e confira:

1 – Relaxamento muscular

Este método, como o próprio nome sugere, está baseado em relaxar todos os músculos do corpo de forma que a sua mente naturalmente entre no mesmo estado de letargia e você acabe caindo no sono. A técnica é bastante usada em meditação e em hipnose e pode ser empregada em conjunto com outros procedimentos.

O primeiro a fazer é se deitar — de barriga para cima e com os braços estendidos ao longo do corpo — em um local com pouca luz e livre de ruídos ou distrações. Então, comece a focar a sua atenção nos pés, nas sensações que você percebe nos dedos quando você os estica ou os contrai durante alguns segundos e no que você sente quando volta a relaxar. Depois, faça o mesmo com os pés inteiros e, então, repita esse processo com as demais partes do corpo.

Continue contraindo diferentes regiões — dos pés, passando para as pernas, torso, braços, mãos, pescoço etc. —, prestando atenção na sensação que acompanha o relaxamento após a contração muscular. Quando você completar o processo, simplesmente curta a tranquilidade que você sentirá depois e deixe a sua mente se aquietar até que você acabe caindo no sono.

2 – Abraço irresistível

Esta técnica pode, na verdade, ser utilizada como uma continuação do relaxamento acima, só que envolvendo um pouco de visualização. Assim, repita o mesmo procedimento do item anterior — de contrair e relaxar a musculatura e tendões lentamente, dos pés à cabeça — enquanto você imagina que cada parte do corpo está sendo gradativamente abraçada pela sua cama quando você relaxa.

Depois que você terminar, terá a sensação de estar completamente confortável e de que o seu corpo foi abraçado pela sua cama. E, eventualmente, esse estado de repouso profundo levará você a pegar no sono.

3 – Repasse mental

Este método, além de ser ótimo para fazer você dormir, pode ajudá-lo a melhorar a sua memória. A técnica consiste em visualizar tudo o que aconteceu durante o dia, do momento em que você acordou até a hora de dormir, repassando mentalmente — e de forma cronológica — conversas, encontros, atividades e qualquer outro detalhe que você tenha vivenciado nas últimas 24 horas.

De acordo com o Sleeping Tricks, quando você terminar de relembrar tudo, é possível que você adormeça simplesmente devido ao fato de a sua mente ter perdido o interesse em pensar em qualquer outra coisa. Para tentar este método, escolha um local confortável, pouco iluminado e livre de distrações e barulhos.

4 – Levitação

Na verdade, este método não consiste em ensinar as pessoas a levitar, mas sim de utilizar técnicas de visualização para espantar as preocupações diárias da mente e acalmar o corpo. Assim, primeiro deite-se em um ambiente escuro e livre de ruídos e distrações e tente relaxar enquanto você olha para o teto durante alguns minutos. Depois, preste atenção na sua respiração e imagine que você se encontra em um ambiente agradável.

Deixe a sua mente guiá-lo por esses locais — pode ser um campo florido, uma praia paradisíaca, o topo de uma montanha, enfim, você entendeu a ideia, não é mesmo? — e tente imaginar uma brisa suave acariciando o seu rosto. Então, comece a sentir o seu corpo ficando cada vez mais leve, até que você tenha a impressão de não ter peso algum e de começar a flutuar sobre a cama.

Aproveite para curtir a sensação de leveza e, após alguns minutos, imagine que o seu corpo vai se tornando mais pesado até que você volte para o colchão. Repita esse processo de visualização algumas vezes, até que você eventualmente acabe adormecendo.

5 – Cinema na cabeça

O último truque da nossa lista envolve escolher um filme e revê-lo mentalmente do final para o começo. E, segundo o pessoal do Sleeping Tricks, o motivo de este método funcionar tão bem é que o processo exige que os pensamentos fiquem focados nessa atividade, mas ela não é suficientemente estimulante para evitar que você durma.

E mais: como esta técnica envolve uma maior atividade no lado direito do cérebro, ela permite que a sua mente funcione como se você estivesse sonhando acordado, o que é frequentemente acompanhado pelo sono. Assim, depois que você estiver confortável em sua cama, escolha em sua “videoteca mental” um filme que você conheça bem.

Comece a relembrar as cenas detalhadamente — dando especial atenção a personagens, pormenores das cenas, diálogos etc. — do finalzinho e vá voltando até o início, quando começam a aparecer os créditos. Bem, isso se você não tiver dormido no meio do filme! Contudo, se não funcionar, acesse a sua videoteca mental novamente, escolha outro título e recomece o processo.

Autor : Sleeping Tricks   Fonte : Sleeping Tricks
PUBLICIDADE


Nenhum comentário cadastrado ! Comente agora !
COMENTÁRIOS ENVIADOS PELO FACEBOOK

Portalrondonia Comunicação Ltda.
  E-mails : [email protected] / [email protected]
Telefones redação : (69) 9214-6406 / 8406-2270 / 9955-9460