Redação / Comercial : (69) 9214 6406 / 8406-2270
Publicidade



NOTÍCIAS

Notícias
Em reunião, Monte Negro confirma adesão ao SAMU

Data : 25/09/2013

   


Na manhã desta quarta-feira (25), estiveram reunidos na Secretaria Municipal de Saúde de Monte Negro, convocados pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávio Ribeiro de Melo, membros do Conselho Municipal de Saúde, vereadores representando o Legislativo Municipal, Presidente da Câmara Vereador Marcio José (PV), Vereador Ângelo Emílio (PT), Vereadora Márcia Fagundes (PSDB), Secretária Municipal de Saúde, Viviane Miotto e o Prefeito Junior Miotto (PP).   

A principal pauta discutida foi a cerca da implantação da Base Descentralizada do SAMU em Monte Negro. Sendo que há dias vem se esperando uma resposta no sentido do rumo que o município de Monte Negro tomaria.

E nesta reunião foi tomada a decisão de adesão ao SAMU, sendo concordada pelo Prefeito, Secretária de Saúde, Conselho e Vereadores. O Município adequará o espaço onde funcionou o Pronto Socorro da Unidade Mista para implantação da Base e assumiram o compromisso de fazerem o possível para que este serviço venha e seja feito com qualidade.  

Todos aguardavam informações da Coordenação Nacional do SAMU e nesta manhã receberam alguns documentos e emails onde tomaram a decisão.  

O Conselho Municipal de Saúde que tinha pedido averiguação pelo motivo de ter chegado varias informações onde não tinha clareza de como funcionaria, quais valores seriam investidos e qual a quantidade de profissionais precisariam para compor o quadro.

O Prefeito Junior Miotto disse “que com certeza esta será uma grande vitoria de nossa cidade e região para todos os usuários, aonde este vem por objetivo dar mais qualidade de vida a população por meio de um socorro mais avançado e com mais segurança, onde teremos ainda suporte da aeronave do SAMU que já está a disposição da Regional em Ariquemes”.

COMO VAI FUNCIONAR O SAMU EM MONTE NEGRO  

O SAMU funcionará da seguinte forma, a Base Descentralizada em Monte Negro obedecerá ao chamado do 192. Quando for acionado o SAMU em Monte Negro a ligação irá direta a Base Regional em Ariquemes (que é a Base de Regulação) onde um médico plantonista receberá a ligação e definirá se o atendimento é de competência do SAMU, imediatamente a Base Ariquemes que terá um canal direto com a Base Monte Negro autorizará a saída da viatura e já a caminho já vão recebendo as instruções do chamado.

Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) conta com 147 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil, presentes em todo País. Ao todo, 137 milhões de pessoas (70,99% da população) têm acesso ao serviço em 2.538 municípios do Brasil. O objetivo do Ministério da Saúde é levá-lo a todos os municípios do país.

O SAMU realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por armas brancas e de fogo, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. Também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios. 

Autor : Assessoria   Fonte : Assessoria
PUBLICIDADE


Nenhum comentário cadastrado ! Comente agora !
COMENTÁRIOS ENVIADOS PELO FACEBOOK

Portalrondonia Comunicação Ltda.
  E-mails : [email protected] / [email protected]
Telefones redação : (69) 9214-6406 / 8406-2270 / 9955-9460