Redação / Comercial : (69) 9214 6406 / 8406-2270
Publicidade



NOTÍCIAS
DIVIRTA-SE
SERVIÇOS
RONDÔNIA
PORTAIS
BLOGS
FERRAMENTAS

Notícias
7 DE SETEMBRO: Este ano o desfile cívico acontece em novo horário

Data : 6/9/2012

   


Evento busca o resgate do civismo, valor que vem se perdendo ao longo dos anos

O Governo de Rondônia celebrando o Dia da Independência, comemorado nesta sexta-feira (07), promove o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Migrantes, em Porto Velho. Visando ainda o bem estar da população o início da solenidade, que acontecia tradicionalmente no período da manha, teve seu horário alterado para as 18 horas.

Os festejos da Independência começaram no dia primeiro de setembro com a solenidade de abertura da Semana da Pátria em frente ao Palácio Presidente Vargas, que contou com o hasteamento das bandeiras representando os  Estados da União, mais a bandeira da cidade de Porto Velho e do Distrito Federal e acendimento da Pira Olímpica por estudantes da rede estadual de ensino.

De acordo com a Diretora do Departamento de Relações Publicas e Cerimonial do Governo do Estado, Helena Campanari, o civismo ou amor a pátria possui várias formas de expressão. “O governo da Cooperação vem realizando diversas atividades que tem reconfigurado o posicionamento da imagem institucional do Estado. Ações como a restauração da fachada do Palácio e restauração dos bustos dos presidentes Getúlio Vargas e João Figueiredo. São ações simples, mas de grande significado e que colaboram com esse espírito, pois estes são baluartes da estrutura política e administrativa em nosso estado”, explica.

Evento

Para esta edição que comemora os 190 anos de independência do Brasil, além da mudança no horário do desfile, outras novidades são esperadas, como a inédita participação de uma ala composta por deficientes auditivos e a presença da maçonaria, que prometem abrilhantar ainda mais a festa. Outra novidade será o pórtico montado no local do desfile.

Um problema crescente nos últimos anos, o sol forte aliado ao tempo seco levaram autoridades das cidades de São Carlos no interior de São Paulo e Araxá em Minas Gerais a cancelaram o evento. Em Porto Velho foram estudadas alternativas e após levantamento junto a órgãos como o Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), responsável pelas previsões meteorológicas, foi definido o horário das 18 horas, um cuidado com o bem estar da população, principalmente com as crianças.

Várias medidas foram providenciadas junto aos demais órgãos competentes no intuito de garantir o sucesso do desfile como o envio de oficio a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) para verificar a iluminação no local e para a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) solicitando a poda das arvores.

Outra preocupação da organização foi a falta de arquibancadas disponíveis no estado. A solução adotada foi o aluguel de 1000 cadeiras que serão disponibilizadas para a população e a instalação de 20 banheiros químicos.

O controle do trânsito na região ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Transito e Transporte (Semtran) que garantirá a fluidez dos veículos nas áreas em torno do evento com o auxilio da Companhia de Trânsito assim como o efetivo de ônibus coletivo após o término.

Inclusão

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Surdo (26 de Setembro), várias programações foram planejadas para o “Setembro Azul”, mês de ativismo marcado pela cor azul que simboliza os surdos no mundo inteiro, dentre elas a inédita participação no desfile.

A iniciativa surgiu através de um contato de Dulcilene Saraiva Reis, diretora de Assuntos Pedagógicos da Associação de Professores, Parentes Amigos e Interpretes dos Surdos do Estado de Rondônia (APPIS/RO) com o Cerimonial para solicitar a presença de um intérprete no palanque já que muitos surdos acompanham o desfile. A resposta veio em forma de convite para que estes participassem de forma mais efetiva.

“Levaremos 40 associados para desfilarem, mas mais de 100 pessoas nos procuraram querendo saber como participar”, conta Dulcilene. Segundo a diretora, Rondônia tem um trabalho muito interessante neta área e que vem se destacando no cenário nacional. “Está é a primeira vez que temos noticia em nível nacional de participação da comunidade surdas em eventos desta natureza”, afirma.

“Este é o primeiro passo para uma real inclusão, eles ficam excluídos devido a sua condição e principalmente pela falta de intérprete quando na verdade se tratam de pessoas comuns que querem expressar valores comuns a todo brasileiro como o patriotismo”, ressalta a educadora.

Para George Braga, secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), que representou o governador Confúcio Moura, durante abertura da Semana da Pátria, “A independência também vem com o desenvolvimento, a inclusão social, melhorias na área da saúde, educação, construção de estradas, oportunidade de emprego e o progresso da nossa região e o Governo da Cooperação vem trabalhando para a melhoria de todos”, afirmou durante discurso.

Ordem do desfile Militar

1 – Comandante Geral do Desfile e Estado Maior

2 – Ex-Combatentes

3 – Bandeiras Históricas

4 – Banda de Musica da 17ª Brigada de Infantaria de Selva

5 – Grupamento do Exército

6 – Estado Maior do Grupamento do exército

7 – Guarda Bandeira

8 – Cia de Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva

9 – 17ª Base Logística

10 – 3ª Cia de Fuzileiros de Selva do 54 BIS

11 – 17º Pelotão de Comunicação e Selva

12 – 5º Batalhão de Engenharia de Construção

13 – Hospital de Guarnição de Porto Velho

14 – 31ª Circunscrição do Serviço Militar

15 – Base Aérea de Porto Velho

16 – Policia Militar do Estado de Rondônia

17 – Colégio Tiradentes da Policia Militar

18 – Corpo de Bombeiro Militar

19 – Desfile Motorizado com Viaturas Operacionais e Viaturas Administrativas (Exército, Força Aérea, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Bombeiro Militar)

Ordem do desfile de entidade e escolas

1 – Maçonaria Grande Oriente de Rondônia

2 – Escola Estadual Nery da Silva

3 – Escola Estadual Anízio Teixeira

4 – Escola Estadual Eduardo Lima e Silva

5 – Escola Estadual Maria Carmosina

6 – Escola Estadual Tancredo Neves

7 – Memorial da Associação de Professores, Parentes, Amigos e Intérpretes dos Surdos do Estado de Rondônia (APPIS/RO) e Associação dos Surdos de Porto Velho (ASPVH)

8 – Escola Estadual Major Guapindaia

9 – Escola Estadual Castelo Branco

10 – Escola Estadual de Ensino Carmela Dutra

11 – Escola Estadual Flora Calheiros

12 – Escola Estadual Juscelino Kubitschek

13 – Escola Estadual Barão dos Solimões

Autor : DECOM   Fonte : DECOM
COMENTÁRIOS ENVIADOS PELOS INTERNAUTAS
COMENTÁRIOS ENVIADOS PELO FACEBOOK

Portalrondonia Comunicação Ltda.
  E-mails : [email protected] / [email protected]
Telefones redação : (69) 9214-6406 / 8406-2270 / 9955-9460