Conectado por

Rondônia, terça, 19 de março de 2024.

Nacional

Serviço Geológico do Brasil acompanha com atenção cheia na bacia do Rio Madeira


Compartilhe:

Publicado por

em


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

 

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou nesta sexta-feira, dia 23/02, em Boletim Extraordinário de Monitoramento e Previsão de Níveis na Bacia do rio Madeira, cota de 16,25 metros do Rio Madeira em Porto Velho. O rio está 1,25 metro acima do nível de alerta e continua subindo. Os dados do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH-Madeira), operado pela CPRM e com apoio da Agência Nacional das Águas (ANA) registram o rio subindo de forma contínua desde o dia 7 de fevereiro.


Continua após a publicidade
AUMENTE SUAS VENDAS - MELHORE A IMAGEM DO SEU NEGÓCIO OU EMPRESA

De acordo com o engenheiro Hidrólogo da CPRM Artur Matos, as chuvas que ocorreram nos últimos dias mantêm o rio em tendência de continuar subindo. Ele alerta ainda que a previsão é de chuva na bacia para os próximos dias, o que pode agravar o cenário. Hoje, o rio está a 74 cm da cota de inundação em Porto Velho. “O momento é de atenção. Estamos mobilizados, acompanhando a cheia com medição diária da vazão em Porto Velho e Abunã e também com emissão de boletins diários do monitoramento do rio Madeira”, relatou.

O boletim de previsão do SAH Madeira informa que nas próximas horas em Porto Velho, nível do rio Madeira provavelmente atingirá a cota de 1,63 m. Em Abunã, o nível do rio Madeira provavelmente atingirá a cota de 2,15m. Em Guajará-Mirim, o nível do rio Mamoré provavelmente atingirá a cota de 1,07m nas próximas 48h. Em Príncipe da Beira, o nível do rio Guaporé provavelmente atingirá a cota de 1,17 m nas próximas 72h.

Mais informações sobre o SAH-Madeira podem ser obtidas no sítio SAH-Madeira *http://www.cprm.gov.br/sace*.

Gráfico do nível do rio Madeira em Porto Velho registra elevação contínua desde fevereiro

Previsão de muita chuva para a região da bacia do rio Madeira nos próximos dias. Fonte: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

 

Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil – CPRM

[email protected]

(61) 2108-8400

 

Compartilhe: