Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Tecnologia

Claro anuncia chegada da tecnologia 4.5G em mais de 140 cidades brasileiras


Compartilhe:

Publicado por

em

 

Claro Celulares

 

Tecnologia já está disponível nas principais cidades e capitais do país, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro

 

Claro foi pioneira ao implantar comercialmente a rede 4.5G no País, inicialmente em Brasília. Agora anuncia expansão e cobertura em grande escala

 

São Paulo, 18 de janeiro de 2018 – A Claro está sempre em busca do novo. E a partir desta quinta-feira (18), a operadora anuncia a chegada da tecnologia 4.5G nas principais cidades e regiões metropolitanas do país. A nova tecnologia, desenhada para ampliar a capacidade de transmissão de dados e de internet nas redes móveis, possibilita velocidades médias de navegação de até 10 vezes maiores do que o 4G convencional.

 

 

“Iniciamos o ano de 2018 reforçando o pioneirismo da Claro. Entendemos que as pessoas merecem muito mais em serviços, inovação, respeito e transparência. Durante o ano passado modernizamos mais da metade das torres de transmissão da Claro em todo o Brasil, incluindo a implantação de 2 mil sites novos. Vamos continuar investindo para melhorar ainda mais a cobertura e a qualidade de sinal da nossa rede, sempre usando tecnologia de ponta. Também reinventamos o mercado ao disponibilizar planos ilimitados para qualquer operadora do País, do pré-pago ao pós-pago, garantindo a liberdade de falar com quem quiser, o quanto quiser. Somos reconhecidos como a mais rápida internet móvel do País e estamos acelerando ainda mais agora, com a chegada do 4.5G”, afirma Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro.

 

 

A tecnologia 4.5G disponibiliza três funcionalidades técnicas na rede, que quando suportadas pelos smartphones compatíveis permitem atingir no móvel velocidades similares às obtidas nas mais modernas redes fixas de fibra óptica:

 

 

• Carrier aggregation (agregação de faixas): Permite a consolidação de diferentes faixas de frequência em uma mesma portadora, algo como uma supervia de informação. Com isso, é possível navegar com mais velocidade e transmitir mais informação ao mesmo tempo. A tecnologia 4.5G permite agregação de até 3 faixas diferentes de frequência e exige um mínimo de 30 MHz de largura de banda no canal consolidado. Normalmente, são utilizadas faixas de espectro de 2600 MHz (primeira faixa licitada para implantação do 4G), 700 MHz (nova faixa oriunda do desligamento da TV analógica, em andamento) e ainda o 1800 MHz (reutilização de faixas antes dedicadas ao 2G) e o 850 MHz (reutilização de faixas antes dedicadas ao 3G).

 

 

• MIMO 4×4: Terminologia que vem do inglês (Multiple Inputs, Multiple Outputs), é um recurso que permite que o enlace de comunicação entre a torre da operadora e o smartphone do cliente seja feito utilizando 4 antenas de transmissão e 4 de recepção. Na maioria dos modelos disponíveis no mercado até então, eram utilizadas 2 antenas para transmissão e 2 para recepção.

 

 

• Modulação Avançada 256QAM: Esquema avançado de modulação que permite maior eficiência espectral, ou seja, transmitindo mais bits de dados a cada unidade de tempo. Permite que os dispositivos conectados transmitam um volume muito maior de dados simultaneamente.

 

 

Os aparelhos mais avançados em comercialização no Brasil já suportam as novas funcionalidades do 4.5G. Alguns modelos suportam parcialmente (2 dos 3 requisitos), mas já garantem performance superior nas novas redes.

 

Entre os aparelhos disponíveis comercialmente que suportam total ou parcialmente o 4.5G, estão:

 

Samsung: Galaxy Note 8, Galaxy S8 e Galaxy S8+

 

Motorola: Moto Z² Force

 

LG: G6

 

Sony: ZX Premium

 

Apple: iPhone 8 e iPhone X

 

 

Entretanto, a  evolução da rede para o 4.5G melhora o serviço para todos os clientes com tecnologia LTE (4G em diante), independente da aquisição de aparelhos de última geração.

 

 

“Os clientes que não tiverem esses modelos também podem ficar tranquilos. O investimento e a modernização da rede móvel permite que todos os usuários consigam melhor qualidade de sinal e performance para navegar em velocidades superiores. A medida que a penetração dos modelos que suportam o 4.5G vai aumentando, estes dispositivos passam a usar as novas funcionalidades e liberam recursos de rede também para os terminais que não suportam. É como construir uma nova estrada ao lado da que existia. Melhora para quem trafega na nova, mas também para quem continua usando a estrada que já existia, pois o movimento diminui. Quem tiver um smartphone compatível com o 4.5G vai experimentar todo o potencial da nova tecnologia. Quem não tiver, também vai usufruir de um serviço melhor”, reforça o executivo.

 

 

 

O lançamento da rede 4.5G da Claro coloca o Brasil na vanguarda tecnológica em redes móveis, por enquanto disponível em poucos países como Estados Unidos, França, Japão.

 

 

“Trata-se da mais moderna tecnologia disponível atualmente, implantada em larga escala pela Claro nas principais cidades do Brasil. Vamos continuar investindo, inovando e evoluindo a nossa rede, para atender novos serviços e aplicações que surgem a todo momento, principalmente nas frentes de banda larga móvel, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Automação, afirma André Sarcinelli, diretor de Engenharia da Claro.

 

 

Para o lançamento, a Claro inicia uma grande campanha celebrando a chegada da nova tecnologia, com o mote “Chegou a nova era da velocidade”, que remete diretamente ao benefício de acelerar ainda mais a internet do celular.

 

 

S

Compartilhe: