TCE-RO: Taxa de analfabetismo e infraestrutura escolar dos 52 municípios à disposição no Tô no Controle

Mais dois importantes indicadores, a taxa de analfabetismo e a infraestrutura das escolas, foram acrescentados ao Tô no Controle, enriquecendo ainda mais o portal lançado em 2017 pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) e que abarca dados e informações sobre diversas áreas dos 52 municípios rondonienses, constituindo-se, assim, em uma verdadeira radiografia da realidade da administração pública municipal de Rondônia.

Essa nova atualização do portal integra o ícone “Educação”, que conta com informações compiladas do censo do Ministério da Educação (MEC) sobre essa área com riqueza de detalhes e gráficos explicativos, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI). São dados relativos a 2016, já que as informações de 2017 ainda estão sendo consolidadas.

Os novos dados e informações foram apresentados à Alta Direção da Corte pela equipe do Tô no Controle, integrada por servidores da Secretaria de Gestão Estratégica da Presidência (Secgep) e da Secretaria Estratégica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), e já disponibilizados à toda sociedade.

Desse modo, ao clicar na opção “Educação”, é possível verificar, entre as novas informações, a taxa de analfabetismo de cada município rondoniense, conforme o último censo do IBGE e levando-se em consideração grupo etário (crianças/adolescentes, jovens, adultos e idosos), localidade (bairro ou distrito) e zona (rural ou urbana).

INFRAESTRUTURA

Quanto à infraestrutura escolar, focou-se, nesse primeiro momento, na rede pública de ensino municipal, a partir das respostas encaminhadas pelos diretores das unidades escolares no Censo Escolar de 2016.

No tocante a esse item, alguns números apresentados e que integram o Tô no Controle podem surpreender o cidadão. Na infraestrutura básica, por exemplo, é possível conferir quantas escolas, na zona rural e urbana, possuem ou não abastecimento de água pela rede pública e água filtrada, energia elétrica e esgoto com tratamento sanitário, assim como banheiros dentro ou fora de suas unidades.

Clicando na “Infraestrutura de aprendizagem”, pode-se verificar quantas escolas declararam possuir auditório, biblioteca, laboratório de ciências e de informática, pátio e quadra de esportes.

Outra opção é a Infraestrutura relativamente a equipamentos, na qual o cidadão confere quantas escolas daquele município declararam possuir acesso à internet; internet banda larga; computadores para uso interno e ainda para utilização pelos estudantes.

Além do quantitativo de escolas, é possível verificar, em todas as opções, o nome da unidade que declarou possuir aquele equipamento, serviço ou benfeitoria.

%d blogueiros gostam disto:

Add URL