Da periferia a CEO da Fronius no Brasil: conheça Monalisa Gomes

 

Mais do que uma história inspiradora, uma lição de superação

 ^2DD9E7A52560B8D031715BA9887AD96273A001640BA8DBCFC6^pimgpsh_fullsize_distr

Monalisa Gomes – CEO da Fronius no Brasil

São Bernardo do Campo, 14 de dezembro de 2017 –   Monalisa Gomes, 34 anos, veio de uma família simples e humilde. Sua vida sempre foi um grande desafio. Em sua infância e adolescência, morou na periferia de São Paulo, estudou em escola pública e tornou-se mãe aos 19 anos. Fator que a fez amadurecer rapidamente, já que uma vida dependeria totalmente dela. Para cuidar de sua filha e pagar a faculdade, trabalhou na oficina de costura de sua mãe. Em meio a uma vida difícil e limitada de recursos financeiros, foi a primeira pessoa de sua família a ter conquistado uma formação de ensino superior. Seu sonho era ingressar no mercado de trabalho.

Com descendência negra, Monalisa percebia a diferença de tratamento e da falta de negros não somente no mercado de trabalho, mas em outras áreas da vida. “Não quero aqui defender ou incentivar algo. Sou descendente de negros e com muito orgulho. Não podemos justificar os fracassos de nossas vidas por sermos negros, brancos, pardos, etc. Quando a gente quer algo na vida, precisa lutar e ir atrás de seus objetivos e não ficar culpando o mundo pela cor da sua pele, isso não vai mudar”, ressalta.

Para Monalisa, a palavra persistência faz parte de seu cotidiano. “Nunca me abati porque ouvi um não. Acima de tudo, nunca relacionei isso à cor da minha pele e sempre busquei entender o motivo daquele não. A posição negativa nos faz refletir mais e buscar soluções. Esta é a visão de quem supera desafios”.

Um sonho que se torna realidade

Em abril de 2017, Monalisa foi convidada a assumir a diretoria geral da multinacional austríaca Fronius com 28 subsidiárias no mundo, representada em mais de 60 países. Ela se tornou a quinta mulher a comandar uma subsidiária da empresa.

Questionada do porquê aceitou o convite para trabalhar na multinacional, depois de mais 10 anos trabalhando como controller na empresa, ela conta que sempre acreditou nos valores e com o propósito da empresa, no qual a considera “humana” e que cada colaborador é reconhecido por nome e por seu valor. “É uma família e não importa quem você seja”, comenta.

Monalisa é mãe de dois filhos: uma moça de 15 anos e um menino de 9. Apesar de ter uma vida social bem ativa, ela preza e valoriza muito as relações familiares e cultiva os laços de amizade, no qual, se orgulha pelas reuniões e a casa sempre cheia.

Embora esteja sempre em reuniões e viagens nacionais e internacionais, sua relação trabalho e família é muito bem resolvida. “Prezo pela qualidade ao invés da quantidade de horas que passo com meus filhos e minha família. Assim como na empresa, a minha ausência não pode ser um sofrimento e sim algo natural. Meus filhos se orgulham de ter uma mãe executiva da Fronius e minha ausência é preenchida por este sentimento. ”

 A mulher no mercado de trabalho

Mesmo com os negócios sendo representados na maioria das vezes por homens, Monalisa não se sente em desvantagem. Pelo contrário, ela acredita que não precisa deixar de ser quem ela é. “Independente do sexo, o trabalho precisa ser executado. As mulheres são testadas a todo momento. Portanto, entregar os resultados antes dos prazos são fundamentais, para que sejam assertivas nas oportunidades em que precisam se posicionar”.

Ela explica que, hoje em dia, para alcançar o sucesso é essencial que a mulher tenha desenvoltura, presença marcante, postura e pulso firme. Monalisa faz uma crítica em relação a presença feminina no mercado de trabalho. “Nossa sociedade ainda é muito machista e conservadora, os cargos femininos são atrelados às funções básicas de “mulher”. Entender o preconceito implícito em alguns jargões é primordial, para que possamos nos posicionar de forma assertiva e coerente, sem deixar de perder a elegância e feminilidade”.

Para a CEO, a característica de uma executiva de sucesso é entender seu potencial e exercer sua função, ao invés de querer ocupar uma posição masculina.

Os desafios para as mulheres no mercado de trabalho são diários, assim como as que possuem família, estudos e empresas para liderarem. Atualmente, é preciso equilibrar a mulher, mãe e trabalhadora. “A sociedade ainda não nos permite falhar em nenhum deles. Já é árduo ser reconhecida por ser mulher. Não posso carregar este peso de achar que ser negra dificulta mais ainda. Pode ser que sim, mas a escolha de como lidar com isso é minha e eu me fortaleço e ganho forças para mostrar porque estou ali. No final do dia, dou risada de muita coisa. Não é que não me importo, eu apenas não me abalo, pois sei que sou maior que isso”.

Para Monalisa, seu sonho profissional é ter a Fronius reconhecida como empresa líder de mercado em suas três unidades de negócios (Tecnologia de Soldagem, Energia Solar e Carregador de Baterias). “Não apenas por presença de mercado e número de equipamentos vendidos, mas pelo valor e a excelência em prestar seus serviços”, complementa.

 Sobre a Fronius

Com mais de 70 anos de história, a Fronius é uma empresa austríaca, especializada em três unidades de negócios: Energia Solar, Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Bateria, representada em 28 países. No Brasil, está presente há mais de 20 anos. Sua sede está localizada em Diadema (SP), com acesso fácil a grandes rodovias para atender o cliente com maior rapidez e com filiais e representantes em diversos estados, proporcionando atendimento a todas as unidades de negócios. A Fronius foi consagrada duas vezes pelo Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Em 2015, ganhou o prêmio de Empresa “Destaque” e em 2017 foi honrada como a Melhor Fabricante de Inversores Solares com mais de 60% da votação.

 

%d blogueiros gostam disto:

Add URL