Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Limpeza dos rios Salgadinho e Tamarupá começa nesta sexta em Cacoal


Compartilhe:

Publicado por

em

A exemplo do que ocorreu no mês de setembro no rio Piarara, a Prefeitura de Cacoal mobiliza toda a comunidade para participar de ação de limpeza dos rios Salgadinho e Tamarupá. A ação, que acontece nestas sexta-feira e sábado (1 e 2 de dezembro), começa às 8 horas a partir da ponte da Rua Geraldo Cardoso Campos, próximo à Paca no bairro Josino Brito, onde as pessoas que participarão estarão concentradas.

O movimento que está unindo o setor público de Cacoal e segmentos da sociedade civil para a revitalização dos rios do município definiu os métodos de trabalho ainda em setembro. Toda a sociedade foi convidada a participar das ações. Por questão de segurança, apenas um grupo capacitado recolherá o lixo nos rios. Os demais participantes terão outras atividades, sempre ligadas ao objetivo, que é a revitalização dos rios cacoalenses e a preservação ambiental.

Além da limpeza dos rios, o projeto inclui fazer um estudo amplo sobre a ocupação de áreas às margens e buscar alternativas à ocupação de áreas de preservação ambiental. O mapeamento de locais onde está sendo despejado esgoto e as providencias para evitar que continue acontecendo, da mesma forma, terá atenção por parte do movimento, que busca ainda despertar na comunidade cacoalense a visão de que é importante a preservação dos rios e mananciais.

O primeiro rio a receber os trabalhos foi o Piarara, nos dias 22 e 23 de setembro. A administração municipal está repassando atribuições a todas as secretarias para que colaborem com os trabalhos. Ainda há o envolvimento da Polícia Militar, Bombeiros, Ministério Público, representantes dos bairros, associações e outras entidades, todas em parceria.

Compartilhe: