Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Esperando o retorno da entrevista de trabalho? Não faça bobagens!


Compartilhe:

Publicado por

em

man using mobile smart phone

Ansiedade total! Nervosismo! Frio na barriga! Sabe quando todas essas sensações podem acontecer com você? Nos dias seguintes a uma entrevista de emprego.  Os candidatos ao posto de trabalho muitas vezes querem um retorno de qualquer forma e acabam criando situações que podem (e vão) atrapalhar o processo – sobretudo quando ainda não há uma resposta negativa por parte dos recrutadores.

Para Eliane Catalano, coordenadora de Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços , a pessoa que ainda está participando de um processo seletivo, ou seja, não foi nem negativado e nem positivado, acaba sofrendo com esta questão de retorno e parte para atitudes extremas que seguramente irão sabotar as sua chances:

“Já aconteceu de um candidato irritado pela demora na resposta entrar nas redes sociais e fazer um desabafo público. Essa postagem acaba prejudicando as suas chances dentro do processo seletivo já que o recrutador pode se deparar com a publicação.”

A interferência da família também pode complicar a situação. Eliane lembra que é bem comum  recrutadores receberem ligações ou mensagens pela Internet da esposa, da namorada , do marido ou dos pais  do candidato perguntando sobre a vaga. Neste caso, o sabotador não é  o candidato, mas sim seu familiar;

“Muitas vezes percebemos que o candidato nem está tão interessado assim na vaga, passando essa ansiedade toda para parentes ou parceiros. Claro que isso acaba prejudicando a pessoa, pois o processo seletivo ainda está acontecendo e esta interferência mostra que não há atitude e nem autonomia nenhuma por parte do candidato.Isso dá muita margem de dúvida sobre o perfil. Uma vaga só é preenchida quando o candidato possui todos os requisitos e não se uma mãe fica ligando ” alerta Catalano.

Não conseguiu a vaga? Siga tentando

O candidato negativado – que não conseguiu a vaga –  não pode pensar que não serve para o mercado de trabalho. Não ser selecionado para uma vaga não quer dizer portas fechadas no mercado de trabalho. O profissional é bom no que faz, mas outros fatores podem interferir. Uma empresa que busca um perfil mais ousado do que o dele, por exemplo:

“Tem que estar aberto para outras oportunidades pois, não existem vagas suficientes para atender toda a demanda Se não é chamado, tem que seguir em frente. Não faz sentido ficar sofrendo por uma vaga que não veio. Fez uma entrevista e precisa esperar o retorno? Não fica parado e segue buscando em outros lugares. Recebeu uma resposta negativa? Segue buscando. Não se pode fechar em apenas uma entrevista.” finaliza Eliane.


Foto: Pexels

Sobre a Nossa

Criada em Curitiba no ano de 1993, a NOSSA se dedica em buscar soluções para contratação de pessoas para contratações efetivas, trabalhos temporários e terceirização de pessoal. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolve projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.

Sobre a KAKOI Comunicação

A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.


Fonte: KAKOI Comunicação

 

Compartilhe: