Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Nacional

Fronius amplia participação de mulheres em cargos de liderança


Compartilhe:

Publicado por

em

70% da empresa está sob o comando feminino

 São Bernardo do Campo, Novembro de 2017 – O índice de mulheres em cargos de CEOs e de diretorias executivas no Brasil chegou a 16% em 2017, de acordo com a pesquisa International Business Report (IBR) – Women in Business, da Grant Thornton, realizada em 36 países. Em cargos de gerência e lideranças o número sobe para 19% nas empresas brasileiras. Em 2016, este índice era de apenas 11% e em 2015 somente 5%. Apesar de estar engatinhando, o mercado tem aberto as portas para as executivas de grande potencial no Brasil.

A mulher tem se destacado principalmente pelo seu perfil empreendedor, por sua qualificação profissional, por ter mais sensibilidade em liderar equipes, são comprometidas, detalhistas e como não poderia deixar de ser: educadora.

Para exemplificar este cenário, a multinacional austríaca Fronius, líder em tecnologia nas áreas de soldagem, carregadores de baterias e energia fotovoltaica, está entre as empresas que possuem mulheres no comando do negócio.Nos setes cargos de liderança, cinco estão sob o comando feminino. O cargo mais alto da empresa na Áustria é liderado por uma executiva chamada Elisabeth Strauss, responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Financeiro e Marketing da Fronius no mundo.  Na subsidiária brasileira, o comando está mão de Monalisa Gomes, 34, como diretora geral da Fronius do Brasil. Além de Monalisa, mais seis líderes decidem pela empresa, sendo quatro mulheres: Mariana Kroker, gerente de vendas da Unidade de Negócios Carregadores de Baterias; Anaibel Novas, gerente de vendas da Unidade de Negócios Energia Solar; Silmara Silva, coordenadora de Recursos Humanos e Thaís Bitencourt, coordenadora de Marketing.

Monalisa (ao lado camisa branca) apresenta muita garra e disposição para encarar os novos desafios e marca presença no setor. “Somos avaliadas com frequência e a todo momento precisamos provar nossa competência. Como profissional, não me coloco em desvantagem por ser mulher, pelo contrário, acredito que não preciso deixar de ser quem eu sou, pois, independente do sexo, o trabalho precisa ser feito’’, ressalta. Devido sua expertise, comprometimento, confiabilidade e tempo de casa, a sra. Strauss enxergou em Monalisa as características ideais para assumir a função. “Bom humor, visão prática e habilidade para lidar com situações difíceis e delicadas, sempre focando na qualidade são essenciais, pois permitem ter jogo de cintura para defender minhas ideias, valores e anseios, com elegância e firmeza’’, destaca a nova diretora.

A Unidade de Negócios de Energia Solar é gerenciada por Anaibel Novas (foto ao lado cabelo enrolado). Com 35 anos, Anaibel é engenheira industrial pela PUCMM Santo Domingo (República Dominicana), com especialização em direção de empresas energéticas, energias renováveis e MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Sua experiência de 12 anos foi desenvolvida em grandes corporações como: Eaton, Energimp; Aemed e Louis Berger Group.

Já a Unidade de Negócios de Carregadores de Baterias fica por conta da gerente Mariana Kroker( foto ao lado cabelo loiro), 45 anos, formada em Administração e há 27 atuando no mercado corporativo. Na Fronius, em 2002, seu desafio começou antes mesmo ter uma unidade no Brasil, em uma empresa representante. Em 2004, Mariana foi convidada a fazer parte do time da Fronius e 2010 recebeu o desafio de liderar essa Unidade de Negócio. “Nossa meta é colocar a Fronius como a empresa número 1 nos mercados em que atua. Estamos muito confiantes e próximos desta conquista”, afirma.

Silmara Silva (Foto ao lado blazer preto) está há 13 anos no mercado de trabalho, sendo nove anos na Fronius. É formada em Administração de Empresas e com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da Fronius. “Nossa meta é contribuir estrategicamente para os resultados do negócio e em conjunto com as lideranças promover continuamente o desenvolvimento e engajamento de nossos colaboradores para o alcance dos objetivos e metas individuais e organizacionais. ”

E para liderar toda divulgação da Empresa, estratégia de Marketing, campanhas, eventos, Thaís Bitencourt (Foto ao lado cabelo curto) foi a indicada. Thaís é formada em Design e pós-graduada em Marketing pela ESPM. Há quase cinco anos na empresa, sua grande proposta é ser líder de mercado e reconhecida como uma empresa de excelência em todos os seus segmentos, de forma sustentável e gerando valores para nossos clientes, acionistas e colaboradores.

 Novos projetos

A Fronius está investindo em diversos projetos liderados pela equipe de gestores da companhia, o objetivo é ampliar a atuação no Brasil com planos ambiciosos para os próximos anos. “Estamos trabalhando e investindo fortemente, qualificando a estrutura e preparando-a para a retomada do mercado. Nossos produtos, mundialmente consagrados, possuem qualidade ímpar e tecnologias inovadoras para atender plenamente a satisfação de nossos clientes”. Ressalta Monalisa Gomes

Sobre a Fronius

A Fronius atua em três diferentes segmentos de negócio: Tecnologia Soldagem, Energia Solar e Carregadores de baterias com mais de 70 anos de experiência. É líder em tecnologia em todos os segmentos atuantes e está presente no mundo todo e com uma importante participação na Europa, nas Américas incluindo o Brasil. Em território brasileiro, sua matriz está localizada em Diadema (SP) e dispõe de cinco filiais: São José dos Pinhais – PR, Contagem – MG, Araraquara – SP, Caxias do Sul – RS e Manaus – AM.

Assessoria

Compartilhe: