Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

IPHAN SEGUE RECOMENDAÇÃO DO MPF E SUSPENDE SHOW DE JOELMA


Compartilhe:

Publicado por

em

A prefeitura, através da Fundação Cultural, decidiu seguir recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN), em Rondônia, e suspendeu o show musical da cantora *Joelma e banda que seria realizado no Complexo Ferroviário da Madeira Mamoré.

A medida atendeu exigência feita à Procuradoria da República por dirigentes da Associação dos Ferroviários e forçou os organizadores do evento, previsto para o dia 2 do mês que vem, a fazê-lo, na mesma data, agora, no Parque da Cidade, no entorno do Shopping Porto Velho.

De acordo com a decisão do IPHAN, ‘a intervenção na Estrada de Ferro Madeira Mamoré foi decidida com base em dispositivos legais vez que se trata de área protegida pela União Federal ’. Além disso, ‘nesses de eventos, há históricos de ações predatórias, como a que ocorreu em um show de Funk e Rapp promovido por tribos juvenis’, denunciaram ferroviários

O mesmo pedido foi feito ao Ministério Público Estadual e Federal em outras oportunidades, a fim de que a área de proteção do Complexo Turístico e Ferroviário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré ‘não seja utilizada para eventos que não sejam ligados à preservação, conservação e á cultura regional aditadas no seu próprio calendário’.

Para o Vice-Presidente da Associação dos Ferroviários e Seringueiros e Soldados da Borracha, o ativista George Telles de Menezes, ‘os eventos de caráter artístico e cultural terão sempre guarida na legislação vigente’. Até porque, nos particulares, de grande monta, como o de cantores de grande projeção, sempre causa preocupação após o final’.

Em outra situação, apesar do IPHAN ter autorizado o uso de máquinas pesadas na construção e/ou reparos numa área destinada ao porto de embarque e desembarque do Cai N’Água, ‘o próprio órgão voltou atrás, depois da intervenção do MPF, a operação foi suspensa’.

Como nos eventos previstos para um grande público, como o do Dia das Crianças, Mutirão de Limpeza dos ambientes da EFMM e outros ligados a calendários festivos e cívicos, geralmente, ‘há desgastes’ que devem ser coibidos pelas autoridades, arrematou o ativista Georges de Menezes, o Carioca.


*O Show da cantora Joelma foi transferido para o parque da cidade. O evento marca o lançamento oficial do programa Você é Show na RedeTV Rondônia.

Compartilhe: